'Como eu poderia ser nazista?', questiona presidente judeu da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, rebateu as acusações feitas hoje pelo porta-voz do governo da Rússia, Dmity Peskov, que disse que não interromperão os ataques até que o país esteja "limpo de nazistas".
"Você diz que somos nazistas, mas como um povo pode apoiar os nazistas sendo que demos mais de oito milhões de vidas pela vitória sobre o nazismo?", questionou Zelensky em um discurso televisionado, de acordo com a tradução feita pelo jornal The New York Times.
"Como eu poderia ser nazista? Diga isso a meu avô, que passou a guerra inteira na infantaria do exército soviético e morreu como coronel na Ucrânia independente", continuou o presidente ucraniano, que vem de uma família de judeus. Segundo ele, três dos irmãos de seu avô morreram no Holocausto.
Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov disse que os ataques da Rússia à Ucrânia não eram uma guerra, mas uma "operação especial". "A Ucrânia, idealmente, deveria ser libertada, limpa de nazistas", disse ele a jornalistas.
Peskov também afirmou que o país só vai parar depois de atingir seus objetivos: "a desmilitarização e 'desnazificação' da Ucrânia".
Comparações com o nazismo tem sido um tema frequente nos protestos ucranianos no período que antecedeu a invasão russa.
Hoje, a conta oficial da Ucrânia no Twitter publicou uma caricatura representando o líder nazista Adolf Hitler e o presidente russo, Vladimir Putin, horas após ele ordenar um ataque contra a Ucrânia.
Na imagem, Hitler aparece sorridente e bem maior que o líder russo e coloca a mão no rosto dele, num sinal aparente de aprovação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.