Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Russos estão focados em cercar Kiev, informa Defesa da Ucrânia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2022 08h38Atualizada em 04/03/2022 09h26

O Ministério da Defesa da Ucrânia informou hoje que as tropas russas estão focadas em cercar Kiev, capital do país. "O principal objetivo do inimigo continua sendo o cerco de Kiev e o enfraquecimento da resistência nos assentamentos bloqueados", declarou a pasta em sua conta oficial no Facebook.

"No decorrer dessa tarefa, grupos das Forças Armadas da Rússia esgotaram a maior parte das reservas operacionais e começaram a transferir forças e recursos adicionais dos distritos militares do sul e do leste."

Informações divulgadas pelo país invadido também apontam que os segundos escalões e a maioria das reservas operacionais das Forças Armadas da Rússia já "foram colocadas em operação" no território.

"Na direção operacional de Donetsk, o inimigo está tentando manter o cerco em torno da cidade de Mariupol com a ajuda de seis BTGs", afirmou a Defesa em referência ao Batalhão de Grupo Tático russo, unidade do exército de Vladimir Putin mantida de prontidão para agir a qualquer momento.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo a Defesa, os russos também tem a "intenção de dominar a costa do Mar Negro" e, em razão disso, prepara o desembarque de fuzileiros navais na região do Golfo, na cidade ucraniana de Chornomorsk.

A Ucrânia também comunicou que os russos estão atentos das "medidas de influência psicológica sobre a população e as tropas" e afirmou que houve mudanças na tática dos inimigos.

Entre as mudanças apontadas pela Ucrânia está o não cumprimento de "blitzkrieg" militar, ou seja, da guerra-relâmpago com ataques rápidos e surpresas, de modo a fazer com que o país inimigo não tenha tempo de organizar a sua defesa para combater as ações.

A Federação Russa está se voltando para métodos abertamente terroristas de conduzir hostilidades no território da Ucrânia; unidades especiais são usadas como unidades de assalto nos subúrbios da cidade; em um futuro próximo, devemos esperar uma disseminação abrangente e em larga escala de notícias falsas pelo inimigo, que será realizada com o envolvimento de toda a mídia moderna.
Ministério da Defesa da Ucrânia

A Defesa local ainda pediu para os ucranianos serem "vigilantes e cuidadosos", acreditarem nas Forças Armadas e usarem informações que sejam de fontes oficiais e com conteúdo verificado.

"A luta continua!!! A vitória será nossa!!! Glória à Ucrânia!!!", finalizou o texto.

Situação 'é difícil, mas está sob controle', diz prefeito de Kiev

A situação na capital da Ucrânia, Kiev, é "difícil, mas sob controle", disse ontem prefeito da cidade, Vitali Klitschko.

O prefeito afirmou que um local com sistema de aquecimento danificado pelo bombardeio russo de anteontem seria consertado.

A capital ucraniana registrou novas explosões geradas por ataques aéreos, próximos a uma estação ferroviária em que civis estão abrigados.

Imagens de drone revelam extensão de destruição em cidade perto de Kiev

Imagens captadas por um drone revelam a extensão da destruição na cidade de Borodyanka, a 60 km de distância de Kiev, capital da Ucrânia, após ataques ferozes realizados por militares da Rússia.

No vídeo de quase 1 minuto, divulgado inicialmente pelas agências BBC e Reuters, é possível ver inúmeros edifícios ainda em chamas, carros e blindados destruídos, ruas vazias. (Assista ao vídeo abaixo)

*Com Reuters