Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: 10º dia tem troca de acusações após cessar-fogo fracassar

Colaboração para o UOL

05/03/2022 19h36

A invasão da Ucrânia pela Rússia completou hoje dez dias com as atenções voltadas para a cidade de Mariupol, região portuária no leste do país. Um corredor humanitário foi autorizado pelo Kremlin, porém a prefeitura afirmou que o cessar-fogo não estava sendo respeitado para a retirada de civis. Bombardeiros foram registrados na cidade e em seus arredores.

A Rússia afirmou ter cumprido as condições e alegou que nacionalistas ucranianos impediram a retirada de civis —o que autoridades ucranianas negam. Diante do impasse, o governo russo declarou a retomada da ofensiva.

Troca de acusações

Além de Mariupol, que fica a 55 km da fronteira com a Rússia, foi criado um corredor humanitário em Volnovakha, no leste do país. Cerca de 215 mil refugiados de ambas as cidades não conseguiram chegar às rotas de fuga nas duas cidades.

O governo russo afirmou que "unidades de combate neo-nazistas" em Mariupol estariam barrando a saída de civis para usá-los como escudos humanos contra as tropas russas na região. Segundo o chefe da Administração Militar Regional de Donetsk, Pavlo Kirilenko, apenas 400 civis foram retirados de Volnovakha. A expectativa inicial do governo ucraniano era de que 15 mil pessoas conseguissem deixar a cidade.

A ministra ucraniana Iryna Vereshchuk afirmou hoje que a Rússia aproveitou o cessar-fogo para avançar em direção a Mariupol. A organização Médicos Sem Fronteiras relatou que moradores de Mariupol estão vivendo em "condições terríveis", sem água, comida, energia e remédios.

Um membro da organização afirmou ter sido necessário coletar neve e água da chuva ontem para ter alguma água passível de ser utilizada. De acordo com o depoimento, o membro tentou pegar água distribuída de graça hoje, mas a fila estava imensa.

Segundo relatório divulgado nesta manhã pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, quatro cidades ucranianas já estão cercadas por tropas russas: Mariupol, Chernihiv, Kharkiv e Sumy.

Reação ucraniana

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse que mais de 66 mil ucranianos retornaram ao país para lutar na guerra. "66.224. Isso é quantos homens voltaram do exterior neste momento para defender seu país da horda. São mais 12 brigadas de combate e motivadas! Ucranianos, somos invencíveis!", escreveu ele em sua conta no Twitter.

Hoje, o Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou um vídeo no qual revela um suposto helicóptero russo sendo abatido por militares ucranianos durante combate. O local, a data e o número de vítimas, no entanto, não foram informados pelas autoridades. Nas imagens de cerca de 30 segundos, a aeronave é atingida por um míssil, cai e explode.

Em Chernihiv, a cerca de 150 km da capital, Kiev, as Forças Armadas também divulgaram um novo vídeo com a imagem de outra aeronave da Rússia sendo atingida. Já em Volnovakha, uma pequena cidade no leste do país, um bombardeiro Sukhoi Su-34, da Rússia, também teria sido abatido. O governo da Ucrânia diz ter destruído pelo menos quatro aeronaves somente nas últimas 24 horas. A Rússia não se manifestou.

Ainda hoje, o controle da cidade de Mykolaiv — no sul do país — foi retomado pelas forças ucranianas, com a expulsão das tropas russas e a apreensão do equipamento inimigo. Há feridos e mortos após confrontos, mas o governo não informou o número de vítimas.

"Nós os expulsamos não só da cidade, de Kulbakino, e agora eles estão fugindo. Principalmente na direção de Kherson. Na direção de Shevchenko, Luch, Snihurivka", disse Vitaly Kim ao The Kyiv Independent.

Postagens no Twitter mostram o que seriam militares russos ajoelhados e rendidos, sob a mira de armas de homens com roupas com as cores da Ucrânia no que seria a cidade situada junto ao Mar Negro.

A Rússia não divulgou novas informações sobre a situação na cidade após as declarações do governador de Mykolaiv.

Na próxima segunda-feira, a Ucrânia e a Rússia voltam a se reunir para uma terceira rodada de negociações. A informação é do negociador ucraniano David Arahamia, que não deu detalhes do próximo encontro.

Putin: sanções são declaração de guerra

O presidente da Rússia, Vladimir Putin disse hoje que as sanções ocidentais contra o país são semelhantes a uma declaração de guerra e alertou que qualquer tentativa de impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia equivaleria a entrar no conflito, com consequências "catastróficas".

Em um cenário de conflito militar, uma "zona de exclusão aérea" seria o bloqueio para que qualquer aeronave adentre o perímetro, de modo a impedir incursões inimigas pelos ares e consequentes ataques. A medida foi solicitada por Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), sem sucesso.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL