Odessa, na Ucrânia, tenta proteger monumento com sacos de areia
Odessa, no sul da Ucrânia, se prepara para um possível ataque da Rússia, e cobriu seu mais famoso monumento, a estátua do duque de Richelieu, com sacos de areia para protegê-la.
A representação em bronze foi inaugurada há quase 200 anos, em 1828, e fica no topo da Escadaria Potemkin, lance de escadas que aparece no filme "Encouraçado Potemkin", de 1925, considerado um clássico do cinema.
A casa de ópera na região central também foi cercada por sacos de areia. Guardas e veículos militares estão a postos nos locais.
A cidade portuária teme ser atingida, por sua posição estratégica no Mar Negro. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta semana que a Rússia se prepara para bombardear o local, e que um ataque lá seria um "crime histórico".
Odessa é a terceira cidade mais populosa da Ucrânia, com mais de um milhão de habitantes. Os residentes têm deixado o município desde o início do conflito com o país vizinho, há 15 dias.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.