Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Cidade que recebeu 3 mil carros de refugiados é atacada, diz Ucrânia

Do UOL, em São Paulo*

16/03/2022 06h49Atualizada em 16/03/2022 08h39

A cidade ucraniana de Zaporizhzhia, pouco afetada até o momento pela ofensiva russa e refúgio para as pessoas que fogem do porto cercado de Mariupol, foi alvo de ataques hoje, pela primeira vez desde o início da guerra. Segundo o chefe da administração regional, Oleksandr Starukh, mais de 3 mil carros transportando refugiados de Mariupol chegaram à cidade.

A estação de trem de Zaporizhzhia foi um dos locais mais atingidos e uma pessoa ficou ferida, segundo informações preliminares.

"Áreas civis de Zaporizhzhia foram bombardeadas pela primeira vez", afirmou no Telegram o governador regional, Alexander Starukh.

"Foguetes caíram na área da estação Zaporozhye-2 e, segundo as primeiras informações, ninguém morreu", acrescentou o governador. Outro foguete caiu no jardim botânico.

O prédio da estação e a plataforma foram danificados. Nenhuma vítima foi relatada no território do jardim botânico durante o bombardeio.

Zaporizhzhia recebeu centenas de milhares de moradores da cidade portuária de Mariupol, cercada pelas tropas russas. Entre os que chegaram abrigados na cidade estavam 772 crianças, disse Starukh.

Nos últimos dias, a artilharia e a aviação russas intensificaram os bombardeios contra as cidades ucranianas.

A Ucrânia divulgou hoje mais dois ataques da Rússia a áreas residenciais nas principais cidades do país. Na capital Kiev, um prédio residencial foi atingido por bombardeios e deixando ao menos dois feridos. Kharkiv, segunda maior cidade do país, também foi atacada durante a noite. Também houve destruição de dois prédios residenciais e duas mortes foram confirmadas.

* Com AFP

Entre os que chegaram abrigados na cidade estavam 772 crianças, disse ele.

  • Veja últimas informações sobre guerra na Ucrânia e notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: