Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que mais de 6.600 pessoas deixaram o país no sábado

Mulher e criança observam de um trem enquanto fogem da invasão russa da Ucrânia  - KAI PFAFFENBACH/REUTERS
Mulher e criança observam de um trem enquanto fogem da invasão russa da Ucrânia Imagem: KAI PFAFFENBACH/REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

20/03/2022 00h19

A Ucrânia informou que 6.623 pessoas deixaram o país por meio de corredores humanitários neste sábado (19), o 24º dia de conflito desde a invasão da Rússia no país. A informação foi divulgada por Kirilo Timoshenko, consultor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, no Telegram.

Segundo Tymoshenko, 4.128 pessoas, incluindo 1.172 crianças, foram evacuadas de Mariupol para Zaporizhzhia. Da região de Kiev foram 1.820 pessoas retiradas, e outras 675 saíram da região de Luhansk.

Ainda de acordo com Tymoshenko outras operações de evacuações estão previstas para amanhã. Os ônibus para retirada dos moradores devem estar disponíveis pela manhã de Berdyansk, na praça em frente ao complexo esportivo da cidade.

Mariupol vem sendo bombardeada pelo Exército da Rússia desde os primeiros dias de invasão e apresentou dificuldades para que civis conseguissem deixar a cidade. Já Zaporizhzhia sofreu seus primeiros bombardeios nesta semana.

Hoje foram relatados bombardeios russos no noroeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Polônia, e no sudeste, com o bloqueio do acesso ao mar de Azov, à beira do Mar Negro. O Ministério da Defesa de Putin também disse ter usado um míssil hipersônico pela primeira vez hoje contra o país.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Romênia faz 'ponte de ursinhos' para receber crianças refugiadas

Os guardas de fronteira na Romênia fizeram uma "ponte de ursinhos" para receber as milhares de crianças ucranianas que fogem da guerra no país. A ideia é uma tentativa de dar um pouco de alegria a elas na chegada.

A ponte sobre o rio Tisza está repleta de ursinhos de pelúcia coloridos, que podem ser levados pelas crianças assim que passam do posto de controle. Os bichinhos foram doados por voluntários e pelos próprios militares.

Ponte de ursos na Romênia - Reprodução/Twitter botos_vlad - Reprodução/Twitter botos_vlad
A ponte sobre o rio Tisza está repleta de ursinhos de pelúcia coloridos, que podem ser pegos pelas crianças
Imagem: Reprodução/Twitter botos_vlad

O local liga Solotvino, na Ucrânia, à cidade romena de Sighetu Marmatiei, e é uma das portas de entrada principais no país.

Nos primeiros dias de conflito, houve filas de até 15 quilômetros no local, com a maioria das pessoas sendo idosos, mulheres e crianças. Em uma das imagens mais emblemáticas, uma menina de cinco anos chegou sozinha ao posto de controle com uma pequena mala nas mãos.

Além do efeito acolhedor, a estrutura tem uma importância histórica para os romenos. A ponte foi destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial em 1944. Nos anos 2000, ela foi reconstruída assim como era naquela época na ilusão de que os conflitos bélicos europeus tinham acabado.

* Com informações da ANSA