Esse conteúdo é antigo
Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora
A guerra entre Rússia e Ucrânia chega hoje ao 42º dia com um bombardeio russo a um depósito de combustíveis na cidade de Dnipro, no leste do território ucraniano. O ataque ocorreu ainda durante a madrugada, mas não há registro de mortos ou feridos, segundo autoridades locais.
"Foi uma noite difícil. O inimigo atacou pelo ar e atingiu um depósito de petróleo e uma fábrica. O depósito foi destruído e um incêndio afeta a fábrica", afirmou no Telegram o governador da região de Dnipropetrovsk, Valentin Reznichenko.
Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia:
- De acordo com o secretário-geral da Otan, a guerra entre Rússia e Ucrânia pode durar meses e "até anos". Sua justificação é que Putin ainda tem o "objetivo de controlar toda Ucrânia".
- Russos acusam a Ucrânia de não cumprir o acordo de "troca de prisioneiros". Segundo eles, os ucranianos torturaram os presos russos.
- Pentágono avaliou uma possível vitória da Ucrânia contra a Rússia, nessa guerra - mesmo que acreditem que a guerra pode ser muito longa.
- A Assembleia Geral da ONU votará amanhã, a partir das 11h (horário de Brasília), um pedido de países ocidentais para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos do organismo.
- Segundo Carlos França, ministro das Relações Exteriores, afirmou que a agressão da Rússia à Ucrânia é inadmissível e defendeu um "imediato cessar fogo".
- A União Europeia terá que adotar, "cedo ou tarde", sanções contra a indústria de petróleo e gás da Rússia, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
- Vladimir Putin, presidente russo, afirmou que o massacre em Bucha, na Ucrânia, é uma "provocação grosseira e cínica" das autoridades ucranianas.
- O bloco informou hoje que já pagou pelo menos 35 bilhões de euros (cerca de R$ 175 bilhões) à Rússia por meio da importação de fontes de energia desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.
- O jornal americano The New York Times divulgou vídeo que seria de soldados russos disparando tiros contra um ciclista em Bucha, na Ucrânia. Segundo o veículo, as imagens foram feitas por ucraninanos.
- Biden, presidente americano, acusou a Rússia de "crimes de guerra graves", em relação ao massacre ocorrido na cidade ucraniana de Bucha.
- Indo contrário ao esperado, após acusações de "crimes de guerra", o Kremlin defende que as negociações para o fim da guerra continuam de pé.
- Em uma retaliação norte-americana, os Estados Unidos anunciaram sanções às duas filhas de Vladimir Putin, além de sancionar a esposa do presidente russo e a filha do ministro Sergey Lavrov.
- Uma maquiadora disse ter reconhecido uma de suas clientes entre os mortos no massacre em Bucha depois que uma foto que mostrava a mão dela foi divulgada pela imprensa internacional e gerar comoção mundial.
- Crianças ucranianas refugiadas na Grécia desde que o país foi invadido pela Rússia lidam com os traumas da guerra e criticam o presidente Vladimir Putin. "Ele roubou minha infância, ele roubou minha vida normal", diz uma delas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.