Surto de percevejos faz Paris virar perrengue chique: 'No trem, no cinema'
O governo francês lançará uma ação para combater uma infestação de percevejos, que nas últimas semanas apareceram no transporte público, cinemas e hospitais.
O que aconteceu:
Infestação. Turistas têm compartilhado vídeos nas redes sociais dos insetos no metrô de Paris, salas de cinema, trens de alta velocidade e até no aeroporto Charles de Gaulle.
Seraient-ce des punaises de lit dans vos trains @SNCFVoyageurs @SNCFConnect ????? pic.twitter.com/NyJKrdtvy0
-- Dana Del Rey (@DanaShaam) September 18, 2023
Preocupação para turistas. Na estação ferroviária Gare de Lyon, também em Paris, os viajantes afirmaram duvidar que as autoridades conseguiriam resolver o problema. "Estou preocupada com isso. Vou manter minha bagagem fechada para evitar que (percevejos) entrem em minha casa. Quando chegar em casa, terei que lavar todas as minhas roupas", disse Laura Mmadi, vendedora que viajava para o sul da França.
Sa me dégoûte OMG VRM LE RER C #punaisedelit #rerc pic.twitter.com/qGBZoi1CWl
-- Roxane Bruno (@RoxaneBruno13) October 4, 2023
"Isso me estressou". Vindo de Nice para Paris, Sophie Ruscica afirmou que inspecionou seu assento de perto em busca de sinais dos insetos, que se alimentam de sangue humano e podem viver em uma ampla variedade de habitats. "Isso me estressou. Tive que pegar o trem e me perguntei se encontraria percevejos. Mas, novamente, é possível encontrá-los nos cinemas e em quase todos os lugares", disse ela.
À #Nice06 aussi, les #punaisedelit sont de sorties. Ici, dans le bus 14. De nombreux témoignages concernant la ligne 1 en autres @lignesdazur @cestrosi pic.twitter.com/zuNZgwH6Zy
-- Annanissa (@anahitanissa) September 27, 2023
Ação contra infestação
Criação de "força especial". A Prefeitura de Paris pediu ajuda ao governo do presidente Emmanuel Macron para combater a infestação, apelando para a criação de uma força especial. Já a presidente parlamentar do partido de extrema esquerda França Insubmissa (LFI, na sigla em francês), Mathilde Panot, exigiu um plano de urgência para reconhecer estes insetos "como um problema de saúde pública".
Adoção de medidas. Então, na última sexta-feira (29), o ministro dos Transportes, Clément Beaune, afirmou na plataforma X, o antigo Twitter, que reunirá operadores de transporte público durante essa semana "para lhes informar sobre as medidas adotadas (...) para tranquilizar e proteger" a população.
Atenção redobrada. A Agência Sanitária francesa recomendou ainda que a população verifique suas camas de hotéis, em caso de viagens, e que seja cautelosa ao levar móveis ou colchões de segunda mão para suas casas.
Os custos do controle de pragas. Por fim, segundo as autoridades francesas, o aparecimento destes insetos, que podem medir até sete milímetros de comprimento, não tem relação com hábitos de higiene. Acredita-se que 10% das residências francesas tiveram problemas com percevejos nos últimos anos, o que muitas vezes requer uma ação de controle de pragas que são custosas e muitas vezes precisam ser repetidas.
Corrida antes das Olimpíadas
O aparecimento dos insetos acontece a menos de um ano para a realização das Olimpíadas de Paris. Por isso, as autoridades francesas iniciaram a campanha para exterminar a praga, para garantir que percevejos não incomodem durante os jogos.
*Com AFP e Reuters
Deixe seu comentário