O que sabemos sobre os brasileiros desaparecidos após ataques contra Israel
Ao menos três brasileiros estão desaparecidos em Israel após o início dos ataques do Hamas contra o país do Oriente Médio, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores.
A pasta não divulga os nomes, mas informa que todos têm dupla nacionalidade e estavam em um festival de música eletrônica realizado no sul do país, perto da Faixa de Gaza. O evento —onde o DJ Juarez Petrillo, pai do DJ Alok, tocaria ontem— foi alvo de um ataque por terra de integrantes do grupo extremista.
Segundo apuração do UOL, com base em entrevistas com amigos e parentes e relatos nas redes sociais, os desaparecidos seriam Ranani Glazer, Bruna Valeanu e Karla Stelzer Mendes.
Um quarto brasileiro ficou ferido. Rafael Zimmerman já recebeu alta.
Veja o que já sabemos sobre os brasileiros desaparecidos em Israel.
Ranani Glazer
Ranani Glazer tem 24 anos, é de Porto Alegre e mora em Israel. Ele prestou serviço militar nas Forças de Defesa Israelenses, mas já deixou a corporação e hoje trabalha como entregador em Tel Aviv.
Glazer estava no festival com a namorada, Rafaela Treistman, e um amigo.
Após o início dos ataques, os três conseguiram se refugiar em um bunker, que também foi atacado.
Rafaela e o amigo conseguiram fugir, mas se perderam de Ranani, que ainda não foi localizado e não responde às ligações para seu celular.
Em entrevista à CNN, Rafaela disse que estava no bunker com o namorado e o amigo quando o local começou a ser alvo de bombas de gás, deixando várias pessoas feridas e mortas no local.
Bruna Valeanu
Bruna Valeanu teve o desaparecimento confirmado por irmã no Facebook. A jovem estava na mesma festa eletrônica que foi invadida pelo Hamas, segundo relatos.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberBruna atuou como instrutora de tiro nas Forças de Defesa Israelenses entre agosto de 2018 e agosto de 2020. As informações estão disponíveis em sua página no LinkedIn. Desde outubro de 2022, ela estuda comunicação e artes na Universidade de Tel-Aviv.
Karla Stelzer Mendes
A terceira desaparecida seria Karla Stelzer Mendes. O Ministério das Relações Exteriores confirma que há três brasileiros desaparecidos, mas não informa seus nomes —apenas que todos têm nacionalidades brasileira e israelense.
Amigos que procuram informações sobre Karla dizem que ela estava acompanhada do companheiro, Gabi Azulay, na rave. De acordo com seu perfil no LinkedIn, Karla é professora e vive em Beit Ezra —local a 46 km de Tel-Aviv.
Em nota, responsáveis pela rave manifestaram solidariedade às vítimas e familiares. "A violência não tem lugar na sociedade, seja em qual território for", afirmaram os organizadores da Universo Paralello.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.