Esse conteúdo é antigo

Brasileira repatriada: 'Alívio de estar no Brasil, mas tristeza por Israel'

A brasileira repatriada Cristina Balbi afirmou estar aliviada após sair de Israel e chegar ao Brasil, mas lamentou a situação do conflito durante o UOL News da tarde desta quarta-feira (11).

A guerra entre Israel e o Hamas entrou no quinto dia, e o número de mortes pode ter ultrapassado os 3,5 mil, segundo dados dos dois lados do confronto.

[Sensação] De alívio. Foram momentos de tensão em Jerusalém. Diversas vezes a gente teve de descer ao bunker para se proteger das várias sirenes que tocaram desde sábado (7) de manhã.

É triste ver uma situação que está acontecendo lá. É um sentimento muito antagônico, porque você tem a alegria de estar em sua casa e ouvir o português novamente, mas é uma tristeza de ver tudo que está acontecendo lá, todas as mortes, tudo que o povo de Israel tem que passar quando acontece isso.

Brasileiros de volta

O ministro da Defesa José Múcio afirmou em conversa com jornalistas que todos os brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o Hamas serão trazidos de volta. A declaração ocorreu após a chegada do primeiro avião com 211 brasileiros repatriados vindos do país, na madrugada desta quarta-feira (11).

O ministro disse que a ordem do presidente Lula (PT) é de que todos os brasileiros que queiram voltar sejam repatriados. "O presidente Lula tem orientado para que não fique nenhum brasileiro [na região]. Todos que desejam voltar, vamos apresentar condições [para voltar].

Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região. O Itamaraty já está fazendo contato com países vizinhos para ver se nós deslocamos os outros brasileiros que estão no entorno.
José Múcio, ministro da Defesa

A secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, disse que há cerca de 2.500 brasileiros em Israel e 50 brasileiros na Faixa de Gaza.

Continua após a publicidade

Neste primeiro voo embarcaram 211 passageiros. No total, segundo a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, cerca de 1.700 brasileiros pediram ao governo federal para voltar ao país nos voos da FAB — a maioria estaria em Israel para turismo.

O avião que traz os brasileiros é um KC-30 (Airbus A330) — que tem capacidade para 238 pessoas. Os brasileiros foram transportados hoje para o aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, em cinco ônibus.

Estão previstos mais cinco voos da FAB com brasileiros vindos de Israel até domingo. De acordo com o Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.

Parte dos brasileiros embarcarão em um novo voo com a FAB com destino ao Rio de Janeiro. Outra parte será levada pela empresa Azul às cidades de destino.

A empresa auxiliará o governo federal providenciando passagens os repatriados chegarem aos seus destinos finais. Todos custos serão bancados pela Azul, segundo a Presidência da República.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.