Sakamoto: Justificativa para fechar Rafah é muito conveniente para Israel
A justificativa para que o Egito feche a fronteira de Rafah é muito conveniente para Israel, opinou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante o UOL News desta quarta-feira (9).
O bloqueio do Egito, segundo Israel, teria a ver com o fato do grupo terrorista Hamas ter usado ambulâncias que iriam ao país vizinho para esconder extremistas.
Essa história está muito mal contada. Que o Hamas faz isso é sabido desde o começo, e já fez mais de uma vez. Claro que o Hamas utiliza civis como disfarce para suas atividades. Agora, o governo do Egito e de Israel, que controlam o fluxo no portão de Rafah, sabem fazer esse controle e essa detecção. É muito esquisito que estejam interrompendo todo o processo de saída de estrangeiros porque o Hamas esta fazendo o que sempre fez. Leonardo Sakamoto
Esse é o grande problema nesse momento, não temos observadores internacionais. Muitos pró-Israel desconfiam da quantidade de mortos em Gaza, mas e desconfiar das declarações de Israel? E desconfiar desse processo todo com relação a saída de civis de outros países? Por que temos que acreditar no que o governo de Israel está falando? Leonardo Sakamoto
Sakamoto relembrou que há tempos o grupo terrorista Hamas utiliza pessoas como escudo "de forma vil e bizarra", e voltou a criticar Israel e Egito pela possibilidade de controlar o acesso à região.
Essa justificativa está sendo dada para bloquear uma coisa que os governos de Israel e Egito conseguem remover e retirar. Ou você acha que não houve tentativas de passar terroristas do Hamas pelo portão de Rafah no caminho do Egito? O Egito também não quer isso, é inimigo do Hamas.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Veja a íntegra do programa:
Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário