Idosa dada como morta e 3 da mesma família: quem são reféns soltos em Gaza
Os primeiros reféns libertados pelo Hamas após acordo com Israel foram identificados, segundo o jornal The Times of Israel. Todos tinham sido raptados no dia 7 de outubro.
Quem são eles?
A lista é composta por nove mulheres e quatro menores de idade. Além dos 13 reféns do acordo com Israel, também foram liberados outros 10 tailandeses e um filipino hoje.
Idosa dada como morta está na lista. O grupo Jihad Islâmica Palestina, aliado do Hamas, informou no início do mês que Hanna Katzir, 77, havia morrido no cativeiro, segundo o jornal. A família dela confirmou que ela está na lista dos 13 israelenses libertados hoje.
Três membros da mesma família são soltos. Ohad Monder, 9, foi solto com a sua mãe Keren, 54, e com a sua avó Ruthi, 78. Avraham Monder, marido de Ruthi, segue entre os reféns do Hamas em Gaza.
Mais velha do grupo tem 85 anos. A imagem de Yafa Adar sendo levada por quatro homens armados do Hamas num carrinho de golfe percorreu o mundo. Advar Adar, neta dela, disse em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que a avó mandou uma mensagem antes de ser levada contando que o Hamas "chegou atirando" e, depois, não respondeu mais.
Mãe e duas filhas. Doron Katz Asher, 34, e suas duas filhas Raz, 4, e Aviv, 2, foram sequestradas enquanto estavam com parentes perto da fronteira de Gaza. O marido de Doron, Yoni, viu um vídeo de sua esposa e filhas sendo colocadas em um caminhão com outros reféns, segundo a BBC. Ele também rastreou o telefone dela e viu que estava em Gaza.
Idosas vizinhas. Margalit Mozes, 77, e Adina Moshe, 72, foram sequestradas do kibutz (nome dado às comunidades israelenses) Nir Oz. Margalit, segundo a família, tem problemas de saúde que precisam de cuidados médicos frequentes. Já Adina foi identificada pela família em um vídeo em que aparecia na garupa de uma moto, entre dois homens do Hamas. O marido dela foi morto no ataque.
Mãe e filha de 5 anos. Daniele Aloni, 45, e sua filha Emilia estão na lista de hoje. Elas foram sequestradas junto com a irmã de Daniele, Sharon, o marido dela, David, além das filhas gêmeas, Ema e Yuly, de 3 anos.
Idosa levada com o filho. Channah Peri, 79, foi feita refém junto com o filho Nadav Popplewell, 51. Ela falava ao telefone com a filha, Ayelet, quando homens armados invadiram o local em que os dois estavam, segundo a BBC. Ela emigrou da África do Sul para Israel na década de 1960.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberO filipino Gelienor "Jimmy" Leano Pacheco foi levado como refém após o ataque ao kibutz Nir Oz. Pai de três filhos, ele trabalhava como cuidador de Amitai Ben Zvi, de 80 anos, que foi morto durante a ação do Hamas. Jimmy conseguiu ligar para amigos e avisar que estava sendo sequestrado, e sobre a morte de Amitai.
A tailandesa Nathavaree Mulkan está entre os reféns libertados hoje cedo. Ela é a única mulher no grupo de tailandeses sequestrados, de acordo com o The Times of Israel, e, assim como os outros, foi encaminhada para avaliação médica no Centro Médico Shamir. Segundo o hospital, todos passam bem.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.