FBI abre investigação federal sobre queda de ponte em Baltimore, nos EUA
O FBI, a polícia federal dos EUA, abriu uma investigação federal para apurar as causas do acidente que provocou a queda da ponte Francis Key Scott, em Baltimore.
O que aconteceu
Agentes vão apurar se a tripulação do navio tinha conhecimento de erros no sistema de navegação. A ideia é saber se eles estavam cientes dos problemas antes de saírem do porto de Baltimore, no final de março, em direção ao Sri Lanka.
Os investigadores foram vistos chegando ao navio porta-contêineres Dali. Movimentação foi flagrada na manhã de hoje (15), por volta das 6h50, informou o jornal The Washington Post.
O FBI confirmou, em comunicado, que seus agentes estavam a bordo do navio. A investigação correrá paralelamente à lançada pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (National Transportation Safety Board), semanas atrás.
O acidente teria sido provocado por uma perda de energia. Imagens e dados de rastreamento marítimo mostram que o navio perdeu energia durante 60 segundos, enquanto se aproximava da ponte, à 1h24 do horário local.
O Dali tinha dois pilotos e 22 tripulantes a bordo. O navio, de 300 metros de comprimento e 50 de largura, colidiu e derrubou a ponte Francis Scott Key, no dia 26 de março.Seis trabalhadores, que tapavam buracos na ponte no momento do acidente, morreram.
Colisão foi registrada em vídeo
A colisão ocorreu por volta das 1h30 [2h30 no horário de Brasília] da terça-feira (26). Uma câmera de monitoramento da ponte registrou o momento do acidente e a queda da estrutura.
Duas pessoas foram retiradas com vida da água. Uma delas não tinha ferimentos e a outra foi levada em estado grave ao hospital.
Um porta-contêineres causou acidente. Com o nome "Dali", a embarcação tem bandeira de Singapura e levava 22 tripulantes. O proprietário registrado do navio é Grace Ocean Pte Ltd e o gerente é Synergy Marine Group. As informações são da Autoridade Marítima e Portuária do país asiático. O cargueiro Dali tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
Duas pessoas controlavam o navio no momento da colisão. Nem elas, nem os tripulantes ficaram feridos, informou o grupo Synergy.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.