Trump escolhe senador de 39 anos como vice para eleição de novembro

Esta é a versão online da newsletter De Olho no Mundo enviada hoje (15). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

1. Trump escolhe senador J.D.Vance como vice de sua chapa. No primeiro dia da convenção republicana, em Milwaukee, Donald Trump foi oficializado como candidato à presidência dos Estados Unidos em votação unânime. Pouco antes, ele havia anunciado em sua rede social o senador de Ohio como candidato à vice-presidência. Ex-militar e escritor de sucesso, Vance foi inicialmente um crítico de Trump, mas depois se tornou um grande apoiador do ex-presidente. Ele é contra a ajuda americana à Ucrânia e defende o protecionismo comercial. Trump também celebrou ontem a anulação de uma acusação criminal contra ele. A Justiça da Flórida encerrou o caso envolvendo a gestão indevida de documentos sigilosos que ele guardou em sua casa na Flórida.

2. Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação nos EUA. Na semana passada, o indicador-chave da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor, caiu mais do que o esperado, o que foi visto de forma positiva pelas autoridades do BC americano. Jerome Powell, presidente do Fed, declarou na segunda pensar que "há um caminho para que a inflação volte de forma sustentável à meta de 2%" sem prejudicar o mercado de trabalho. Segundo ele, os últimos três relatórios sobre a inflação refletem "um bom ritmo." Analistas estimam que o Fed comece a reduzir os juros em setembro.

3. Real Madrid apresenta Mbappé com grande festa no estádio Bernabéu. O capitão da seleção francesa, ex-Paris Saint-Germain, oficializa o contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2029. Ele é o novo número 9 do time. A imprensa espanhola estima que 100 mil pessoas devem participar do evento e afirma que Mbappé vai passar por exames médicos hoje, momento importante para o início da temporada, e saberá se precisará de cirurgia no nariz. O primeiro jogo oficial do Real Madrid é a Supercopa da Europa, em agosto, contra o Atalanta, na Polônia.

Imagem
Imagem: Isabel Infantes/PA Images via Getty Images

4. Zelensky diz ser favorável à participação da Rússia em cúpula de paz. É a primeira vez em mais de dois anos de guerra que o presidente ucraniano afirma desejar a presença de Moscou em conferências internacionais. Volodimir Zelensky afirmou que vai apresentar em novembro um plano de paz em uma segunda cúpula sobre o conflito. Em meados de junho, uma primeira reunião foi organizada na Suíça com diversos países. Na ocasião, a Rússia não foi convidada e a China, aliada de Moscou, decidiu não participar.

Deu no The New York Times: "O clima é sombrio para os democratas". O jornal escreve que enquanto a convenção republicana começa, as preocupações dos democratas com o presidente Joe Biden persistem e muitos deles consideram Donald Trump mais forte eleitoralmente após ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato. A publicação afirma que pouco antes do ataque contra Trump, Biden havia participado de uma reunião que deixou muitos políticos desesperados, prevendo que dezenas de democratas se juntariam aos apelos para que o presidente desista da disputa. Com o tiroteio, as mensagens da campanha de Biden, que Trump representa uma ameaça para a democracia, se tornaram inaudíveis. Após o ataque, os esforços de estrategistas democratas para substituir Biden desaceleraram. Leia mais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes