Kamala diz estar pronta para reagir se Trump declarar vitória antes da hora
A vice-presidente Kamala Harris, candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata, disse estar pronta para reagir se Donald Trump declarar vitória antes do tempo nas eleições americanas.
O que aconteceu
Declaração foi feita pela democrata durante entrevista à rede NBC News, nesta terça-feira (22). "Bem, deixe-me dizer isto: temos duas semanas pela frente, e estou muito firme no presente em termos da tarefa em questão. Lidaremos com a noite da eleição e os dias seguintes conforme eles vierem, e temos os recursos, a experiência e o foco nisso também."
Apresentadora interrompeu a candidata para entender melhor a sua resposta. "A senhora tem equipe pronta para reagir, é isso que está me dizendo? A senhora está pensando nisso [Trump declarar vitória antecipadamente] como uma possibilidade?", questionou.
Claro. Esta é uma pessoa, Donald Trump, que tentou desfazer uma eleição livre e justa, que ainda nega a vontade do povo, que incitou uma multidão violenta a atacar o Capitólio dos Estados Unidos, e 140 policiais foram atacados, alguns foram mortos. (...) Este é um assunto sério. O povo americano está neste ponto, a duas semanas de distância, sendo apresentado a uma decisão muito, muito séria sobre qual será o futuro do nosso país.
Kamala Harris, ao responder sobre Donald Trump ter declarado vitória antes da contagem dos votos
Fala de Kamala refere-se a episódio das eleições em 2020. Na ocasião, quando ainda não havia definição de um candidato eleito, o republicano se manifestou por meio das redes sociais citando uma suposta fraude eleitoral (sem apresentar provas) e declarando a sua vitória. O democrata Joe Biden foi declarado oficialmente o novo presidente dos Estados Unidos horas depois.
Mapa abaixo mostra como ficou o resultado das eleições americanas para presidente em 2020
Disputa acirrada entre Kamala e Trump
Candidato republicano reduz vantagem para Kamala a menos de duas semanas para pleito. Trump tem apresentado melhora nas pesquisas e até mesmo aparecido a frente de Kamala Harris em algumas delas, o que tem assustado parte dos democratas.
Levantamentos analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. O sistema eleitoral americano é diferente. O presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Eles confiam seu voto a delegados que, por sua vez, apoiam um candidato. Ou seja, o voto não vai para o candidato, mas para alguém que representará o voto em apoio ao candidato.
O número de delegados de cada estado é definido pela população (número de deputados + número de senadores). Ao todo, são 538. Para chegar à Casa Branca, o candidato precisa ter a maioria absoluta. Neste caso, pelo menos 270 votos.
Deixe seu comentário