Topo

Esse conteúdo é antigo

Rios de ouro: as imagens da Nasa que revelam o impacto da mineração ilegal na Amazônia no Peru

Imagens foram registradas da Estação Espacial Internacional - Nasa
Imagens foram registradas da Estação Espacial Internacional Imagem: Nasa

12/02/2021 11h31

Do espaço, parecem "rios de ouro", caminhos pontilhados que correm pela Floresta Amazônica.

Da Terra, a realidade é mais chocante e preocupante: imagens capturadas pela Nasa revelam a extensão da extração ilegal de ouro nas partes mais remotas do Peru.

Como explicou a agência espacial dos Estados Unidos, os "rios de ouro" capturados nas imagens mostram os poços cavados para mineração ilegal, que aparecem como centenas de bacias cheias de água, nos quais a vegetação foi removida, rodeadas de lama.

A Nasa explicou que as condições climáticas favoreceram a captação das fotos, já que os poços, geralmente escondidos, são iluminados pela luz solar.

Elas foram tiradas por um astronauta da ISS (Estação Espacial Internacional) em dezembro e, desde sua publicação nesta quinta-feira, viralizaram nas redes sociais.

As imagens foram consideradas mais uma prova da escala da extração ilegal de ouro na região de Madre de Dios, no sudeste do Peru.

Alerta ambiental

O Peru é um dos maiores exportadores de ouro do mundo e a área de Madre de Dios, o lar de uma enorme indústria não regulamentada com milhares de mineradores tentando ganhar a vida.

A área é um foco de biodiversidade e a indústria extrativa levou ao desmatamento extensivo e à destruição de importantes habitats.

Vários grupos ambientalistas denunciaram que a mineração também está envenenando as comunidades locais, já que toneladas de mercúrio são usadas para extrair o precioso produto.

Segundo os cientistas, uma quantidade significativa desse elemento químico é liberada nos rios ou na atmosfera, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.

Em algumas partes da região, onde vivem espécies como macacos, onças e borboletas, os especialistas acreditam que a mineração é a principal causa do desmatamento.

Em janeiro de 2019, um estudo constatou que o desmatamento causado pela mineração de ouro destruiu cerca de 9 mil hectares da Amazônia peruana em 2018, segundo o grupo de Monitoramento do Projeto Amazônia Andina.

Incentivados pelo aumento do preço do ouro, os membros das comunidades locais veem uma oportunidade de ganhar a vida com a mineração.

Os mineiros seguem as rotas de rios antigos onde sedimentos, incluindo minerais, foram depositados.

Em 2012, havia cerca de 30 mil mineiros ilegais trabalhando na exuberante região.

Em outra parte do Peru, La Pampa, uma grande corrida do ouro que durou cerca de uma década foi finalmente interrompida pelo governo em 2019, quando cerca de 5 mil mineiros foram expulsos.