Topo

Caçador mata urso híbrido raro no Canadá e revolta usuários no Facebook

Com pelos brancos, patas escuras e grandes garras, o urso híbrido é considerado raro - Reprodução/Facebook
Com pelos brancos, patas escuras e grandes garras, o urso híbrido é considerado raro Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/05/2016 22h41

Um caçador atirou e matou uma espécie rara de urso híbrido, nascida do cruzamento de um urso pardo com um polar, no Canadá. A foto do caçador comemorando o "feito" foi postada no Facebook, o que revoltou usuários da rede social.

Segundo o caçador Didji Ishalook, 25, ao efetuar o disparo, ele acreditava estar diante de um urso polar por causa da pelagem branca. No entanto, percebeu se tratar de um urso híbrido ao notar as patas escuras e as grandes garras que são características do urso pardo.

Mesmo se tratando de uma espécie rara, o animal foi morto legalmente como parte de um programa que permite a caça para alimentação dos moradores das regiões geladas, segundo o jornal "The Toronto Star". As fotos foram postadas pelo caçador no último dia (15) em seu perfil no Facebook.

De acordo com cientistas, ursos híbridos são extremamente raros. Poucos foram vistos na vida selvagem e ninguém sabe ao certo quantos existem no mundo. Há dez anos sequer era possível dizer que eles existiam.

A explicação para o surgimento dos ursos híbridos, segundo pesquisadores, pode ser o aquecimento global. Com a mudança climática, os ursos pardos estão se movendo em direção ao norte onde vivem os ursos polares.