Fenômeno faz nuvem colorida surgir no céu do Paraná

Renan Prates

Colaboração para o UOL

Uma nuvem colorida chamou a atenção dos moradores da cidade de Ribeirão Claro, que fica ao norte do Paraná. O registro da imagem pouco comum foi feito pelo vendedor André Luiz Nassif no último domingo (28) na Fazenda São João, ponto turístico da cidade onde ele trabalha aos finais de semana.

"Aqui na cidade tem o Morro do Gavião. O pessoal vai lá olhar a paisagem. Uma pessoa que estava ali viu e me mostrou. Aí eu olhei para cima e estava essa nuvem. Como percebi que ela estava parada, não estava dissolvendo ainda, resolvi pegar o celular e filmar", contou ao UOL.

Leia também:

A meteorologista Graziella Gonçalves explicou ao UOL que a nuvem colorida se trata de um fenômeno óptico chamado irização. "Ele ocorre devido à decomposição da luz solar nas sete cores do arco-íris. A definição de irização é a dispersão da incidência da luz solar nos cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera. Ou seja, há uma dispersão de luz solar na atmosfera, que, em alguns momentos do dia, o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%, de modo que a luz do sol apresente tais cores, que geralmente estão em camadas ou bandas quase aleatórias nas bordas da nuvem", explicou a meteorologista.

"Vale lembrar que esses tipos de nuvens não causam chuvas e geralmente são vistas próximas ao sol, o que torna complicado fotografar", ressaltou.

Segundo Nassif, o fenômeno durou por volta de 30 minutos. "Fiquei filmando um pouco ali, parei e voltei a trabalhar. Depois um tempinho, olhei e vi que já estava dissolvendo, então filmei mais um pouco".

O vendedor relatou que não foi o único a se atentar ao evento inusitado. "Ali na fazenda tem um restaurante que fica um pouco mais afastado. O pessoal comentou que os clientes pararam de comer e foram lá fora olhar".

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos