Bola de fogo no céu intriga moradores da Bahia; astrônomo fala em meteoro
Uma bola de fogo foi vista no céu em diversas cidades da Bahia na noite desta terça-feira (20). O clarão intrigou moradores do estado e deixou dúvidas sobe o fenômeno. Para astrônomo Marcelo De Cicco, ouvido pelo UOL, a luz que tomou conta do céu durante poucos segundos deve ser um meteoro de tamanho razoável.
Por volta das 22h30 da terça, moradores de cidades do litoral e do interior da Bahia perceberam um clarão que durou poucos segundos. O caso deixou algumas pessoas alarmadas e levantou diversas especulações, ganhando diferentes versões nas redes sociais.
Leia também
- Sessão de "50 Tons de Liberdade" é suspensa após briga com pipoca e refrigerante no ES
- Idoso morre após aparelho respiratório parar de funcionar por falta de luz no Rio
- Pai e filha de 2 anos são mortos a tiros após armadilha em estrada rural do MT
"Eu vi a hora. No primeiro minuto pensei que era o 'fim do mundo'", comentou uma moradora de Conceição do Coité, a 200 km de Salvador, no Facebook.
Não há motivo para alarde. De acordo com Marcelo De Cicco, astrônomo especialista em meteoros e pesquisador do FDL/Nasa, o objeto é provavelmente um bólido, meteoro de alta luminosidade.
O especialista explica que ainda não se sabe exatamente o tamanho do corpo, mas que o meteoro deve ter uma massa “razoável”, como 500 gramas.
De Cicco explica que o corpo deve ter entrado na atmosfera da Terra a milhares de quilômetros por hora e depois explodido, o que causou o clarão. Apesar de parecer uma razão alta, o astrônomo explica que, na verdade, a velocidade do objeto não era tão grande assim.
“O provável bólido entrou mais ou menos na mesma direção de rotação da Terra, não a oposta, o que faz com que ele desacelerasse”, explica o astrônomo. “É como se você atirasse uma pedra em um carro: ela entra mais rápido se estiver na direção contrária a ele do que se for lançado no mesmo sentido.”
O fenômeno trouxe diversas reações nas redes sociais. “Clarão visível no sul da Bahia também, acompanhado por um forte estrondo semelhante a trovão”, comentou uma usuária do Twitter. “Na hora não sabia se corria para ver ou se corria pra baixo da cama”, escreveu.
"Vi o clarão no céu que apareceu por aqui e pensei que estava louca, porém outras pessoas também viram. Seria uma invasão alienígena na Bahia?”, questionou outra usuária. Diversas pessoas seguiram a mesma linha, a da piada. “E já está sendo convocado um encontro de trios para recomeçar o Carnaval e festejar o quase fim do mundo”, comentou um morador de Salvador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.