Topo

Fim de semana deve ter neve, geada e ventos de até 100 km/h no Sul do país

Pode nevar nas serras gaúcha e catarinense entre sexta (24) e sábado (25) - Claudio Vaz/Agência RBS
Pode nevar nas serras gaúcha e catarinense entre sexta (24) e sábado (25) Imagem: Claudio Vaz/Agência RBS

Ely Grion

Colaboração para o UOL

24/08/2018 17h15

Uma frente fria chega ao Sul do Brasil a provocar queda de temperatura e tempestades em toda a região já a partir desta sexta-feira (24), com ventos que podem chegar a até 100 km/h. Há previsão de geada e neve para nas serras gaúcha e catarinense. 

Segundo o meteorologista Maicon Veber, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), "a instabilidade pode resultar em queda de granizo e rajadas ventos intensas, que podem causar muitos estragos". Veber alerta que as condições favoráveis para a formação de um tornado existem, mas diminuíram.

Leia também: 

No sábado (25), o tempo deve ficar de nublado a encoberto, com pancadas de chuva em Santa Catarina, Paraná e no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, com ventos de fracos a moderados, geadas e até neve. Em terras gaúchas, as temperaturas ficam entre 1ºC e 16ºC, enquanto em solo catarinense, a mínima é de 0º C e 19º C. Em área paranaense, a amplitude térmica é maior, entre 3ºC e 26ºC.

Já no domingo (26), o tempo ainda segue parcialmente nublado e com geada, devido a "uma onda de frio prevista para domingo, causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina", afirmou ao UOL o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio Grande do Sul, as temperaturas variam entre -3ºC e 19ºC; já em Santa Catarina, ficam entre -3ºC e 17ºC. No Paraná, a mínima é de -2ºC e a máxima de 24ºC.