Topo

Águia captura crocodilo; aranha devora gambá: quando um predador vira presa

Do UOL, em São Paulo

13/07/2019 16h47

As imagens (acima) de um grande peixe engolindo um tubarão vivo no fundo do mar na costa da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, viralizaram nesta semana em razão da raridade do flagra. Afinal, não é todo dia que um tubarão vira presa.

A luta pela sobrevivência na selva já rendeu outras cenas curiosas no mundo animal. Há fotos de aranha comendo gambá, de águia capturando crocodilo, vídeo de um leopardo devorando uma cobra píton e até o mistério envolvendo um sapo que foi virado do avesso pelo predador. Veja abaixo alguns desses casos:

Aranha come gambá na Austrália

A aranha que comeu um gambá-pigmeu na Austrália - Justine Latton - Justine Latton
A aranha que comeu um gambá-pigmeu na Austrália
Imagem: Justine Latton
Em junho deste ano, a foto de uma aranha caçadora comendo um gambá-pigmeu viralizou depois que a australiana Justine Latton compartilhou a imagem no Facebook.

Embora o pigmeu se trate de um exemplar pequeno de gambá encontrado na natureza, a cena chocou quem não conhece o tamanho e a ferocidade das aranhas caçadoras.

Além de grandes, elas têm um modo surpreendente de caça, que consiste em usar veneno para imobilizar seus alvos.

Predador de tubarão-branco era tubarão ainda maior

Ainda em junho, o documentário "The Search for the Ocean's Super Predator" ("A busca pelo grande predador do oceano", em tradução livre) ganhou repercussão. O filme conta como pesquisadores que tentam catalogar esses animais descobriram que um deles, de três metros de comprimento, foi devorado.

A fotógrafa Kimberly Jeffries foi uma das pessoas que chegaram muito perto deste que pode ser o maior tubarão-branco já registrado, apelidado de Deep Blue (azul profundo) - Reuters - Reuters
Em foto de arquivo, a fotógrafa Kimberly Jeffries se aproxima de um enorme tubarão-branco
Imagem: Reuters
Eles encontraram o aparelho de monitoramento, colocado no bicho meses antes, jogado em uma praia na Austrália.

O dispositivo apontou que, em determinado momento, ele sofreu uma descida abrupta de 580 metros de profundidade e forte aumento de temperatura (de 7ºC para 25ºC). Eles, então, deduziram que essa mudança só poderia ter acontecido dentro da barriga de outro animal.

A conclusão foi que um tubarão-branco com o dobro do tamanho almoçou o colega da mesma espécie. Um estudo mediu a temperatura corporal dos tubarões-brancos, enquanto outro mensurou a aptidão de nadar àquela profundidade e velocidade. A região também é conhecida pela migração de grandes tubarões-brancos naquela época do ano.

Águia captura filhote de crocodilo

Era o ano de 2012 quando o fotógrafo Mark Sheridan-Johnson perambulava pela reserva de caça de Selous, na Tanzânia, em busca de uma boa foto do mundo selvagem. Ele só não esperava tanto. Logo depois de capturar um peixe, um filhote de crocodilo virou almoço de uma águia pescadora.

Filhote de crocodilo virou almoço de uma águia pescadora - Mark Sheridan-Johnson  - Mark Sheridan-Johnson
Filhote de crocodilo virou almoço de uma águia pescadora
Imagem: Mark Sheridan-Johnson
O registro flagrou o crocodilo --um predador na idade adulta-- sendo suspenso no ar pela ave de rapina.

Cobra píton engole crocodilo adulto na Austrália

Os crocodilos não andam com sorte. No mês passado, fotos impressionantes mostraram uma cobra píton engolindo um crocodilo adulto em Queensland, na Austrália.

Cobra píton engole crocodilo adulto - Reprodução/Facebook/GG Wildlife Rescue - Reprodução/Facebook/GG Wildlife Rescue
Cobra píton engole crocodilo adulto
Imagem: Reprodução/Facebook/GG Wildlife Rescue

No detalhe, cobra termina de engolir crocodilo - Reprodução/Facebook/GG Wildlife Rescue - Reprodução/Facebook/GG Wildlife Rescue
No detalhe, cobra termina de engolir crocodilo
Imagem: Reprodução/Facebook/GG Wildlife Rescue

Leopardo devora cobra

Mas a sorte também vira. Nesse vídeo compartilhado no Facebook, foi a vez da temida píton, uma cobra que pode chegar a cinco metros de comprimento, virar jantar de um leopardo na selva africana.

O felino é visto escalando uma árvore com a presa levada na boca. A cena foi capturada por turistas em uma expedição noturna.

Píton é devorada por leopardo

UOL Notícias

Ataque brutal: sapo é virado do avesso

Ataque brutal de predador virou sapo do avesso - Twitter/Reprodução - Twitter/Reprodução
Ataque brutal de predador virou sapo do avesso
Imagem: Twitter/Reprodução
Em abril deste ano, a Inglaterra se chocou com a história de um sapo morto encontrado acidentalmente por uma família que passeava pelos arredores de Venford, no sul do país. O que chamou a atenção é que ele estava virado do avesso.

Em pouco tempo, biólogos levantaram suas hipóteses. Eles acreditam que um predador foi o responsável pelo estado do bicho. O ataque poderia ter partido de um corvo ou mesmo por uma lontra europeia.

A fuga da iguana

Mas na natureza nem sempre as histórias terminam mal (para a presa). É o caso deste vídeo de 2016. O documentário da BBC registrou a luta de uma jovem iguana para se salvar na ilha Fernandina, em Galápagos, no Equador.

O filhote precisava chegar ao mar para se juntar a sua colônia, mas antes tinha de atravessar o caminho de um grupo de cobras corredoras.

A incrível fuga de um filhote de iguana de um bando de cobras

UOL Notícias