'Toda ajuda é fundamental', diz Barbalho sobre incêndios na Amazônia
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse hoje que toda a ajuda para combater as queimadas na Amazônia é importante neste momento. Barbalho conversou com os jornalistas antes de participar da reunião de governadores da região com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que acontece nesta manhã em Brasília.
Ele foi questionado sobre a importância do recurso oferecido pelo G7. Hoje, Bolsonaro disse que pode considerar receber o dinheiro caso o presidente da França, Emmanuel Macron, lhe peça desculpas.
"Toda ajuda é fundamental neste momento. Eu defendo que tenhamos a capacidade de convencer aqueles que querem nos ajudar de ampliar as ofertas financeiras partindo do princípio de que os recursos estarão alimentando estratégias do Brasil e dos estados da Amazônia, portanto, sem qualquer interferência internacional que porventura possa ser interpretada no âmbito internacional", disse Barbalho.
Ontem, Macron falou sobre uma possível internacionalização da gestão das florestas, o que provocou reação de Bolsonaro.
Além da ajuda internacional, o governador do Pará defendeu o uso de recursos do fundo Amazônia. Segundo ele, ainda há mais de R$ 750 milhões disponíveis.
Ele pregou ainda a construção de um plano estratégico "para que não venhamos no próximo ano novamente assistir à ampliação do desmatamento".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.