Topo

"Nunca desistam", diz Greta Thunberg a ativistas após "fracasso" de cúpula da ONU

"Não importa o que aconteça, precisamos continuar", afirmou a jovem - Lucas Jackson/Reuters
"Não importa o que aconteça, precisamos continuar", afirmou a jovem Imagem: Lucas Jackson/Reuters

04/10/2019 21h15

A ativista adolescente Greta Thunberg fez um apelo nesta sexta-feira para que seus apoiadores "nunca desistam" de exigir medidas urgentes para combater as mudanças climáticas, depois que os líderes mundiais falharam em agir decisivamente em uma recente cúpula da Organização das Nações Unidas.

"Como todos sabemos, a Cúpula de Ação Climática da ONU foi um fracasso", disse a sueca, de 16 anos, a uma multidão animada perto do campus da Universidade de Iowa. "Não importa o que aconteça, precisamos continuar", afirmou a jovem, sendo acolhida com gritos de "Greta, Greta".

Centenas de manifestantes se reuniram para ouvir a ativista sueca. Alguns exibiam cartazes com slogans como "se você respira o ar, deve se importar" e "A ciência não silencia".

A campanha de Greta começou como uma vigília solitária do lado de fora do Parlamento sueco, mas rapidamente se transformou em um movimento global de ativistas exigindo ações urgentes sobre o clima. Nas últimas semanas, milhões de pessoas foram às ruas em todo o mundo em protestos, e Greta discursou na ONU sobre o assunto no mês passado.

"Ela é a cara das mudanças climáticas", disse Lena Kosinski, uma estudante de 21 anos da Universidade de Iowa. "É bom ter não apenas uma pessoa jovem, mas uma mulher liderando a mudança."

Os ativistas da manifestação renovaram os pedidos para que a Universidade de Iowa interrompa as operações de sua planta de queima de carvão. O prefeito da cidade de Iowa, Jim Throgmorton, disse que a pressão dos jovens ativistas foi fundamental para acelerar os esforços por um plano de ação local para combater as mudanças climáticas.

Figura polarizadora do debate sobre mudanças climáticas, a jovem é venerada por muitos colegas e ridicularizada por alguns críticos. Ela está entre os favoritos para ganhar o Prêmio Nobel da Paz este mês, embora seu estilo agressivo possa esmorecer alguns no comitê do Nobel.