'Vamos chegar ao responsável', diz Mourão sobre óleo no Nordeste
O vice-presidente Hamilton Mourão disse que o governo vai encontrar o responsável pelo óleo que atingiu centenas de pontos no litoral nordestino. Em entrevista à Globonews, Mourão disse que a Interpol ajuda a investigar o caso.
"Nós temos um trabalho de paciência, de cruzamento de dados. Mas nós vamos chegar lá, nós vamos chegar ao responsável", declarou.
Questionado se o governo demorou para reagir ao problema, Mourão disse que o caso era "atípico" porque não houve nenhum tipo de alerta.
"De uma hora para outra, essas placas de óleo pesado, que se deslocam por baixo d'água, começaram a chegar nas nossas praias (...) Então, quando começou a ter um número maior de incidentes, se acendeu efetivamente a luz vermelha, e a partir daí foi acionado o Plano Nacional de Contingência", destacou.
Ele nega ter havido demora para acionar o plano de contingência. "Ele foi acionado a partir do momento em que nós verificamos que era um incidente que transcendia um mero estado e muito pelo contrário, ele começou a abranger várias praias do litoral nordestino. Então, a partir desse momento, de acordo com o plano, o Ministério do Meio Ambiente é a autoridade nacional, e por ser incidente de mar, a coordenação passa para a Marinha."
Ontem, o ministro do Meio Ambiente reafirmou que o óleo é venezuelano. Perguntado se o governo de Nicolás Maduro pode ajudar a localizar o culpado, Mourão disse que um contato com o país vizinho "sempre é possível".
"A Venezuela entrega petróleo dela para Cuba e para alguns países da América Central. Então, nem ela sabe ou poderia dizer se o petróleo efetivamente saiu de lá", ressaltou.
Segundo ele, a Marinha está fazendo um cruzamento de dados com informações de satélites, com apoio de outros países, Interpol e autoridades marítimas internacionais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.