Topo

Esse conteúdo é antigo

Ricardo Salles diz que COP25 "não deu em nada"

Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles - Lucas Seixas/UOL
Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles Imagem: Lucas Seixas/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/12/2019 10h07

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta manhã que a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP25, realizada em Madri, "não deu em nada". A conferência terminou hoje com os negociadores chegando a um acordo mínimo, longe de responder firmemente à urgência climática, conforme reivindicado pela ciência e pela sociedade civil.

"COP 25 não deu em nada. Países ricos não querem abrir seus mercados de créditos de carbono. Exigem medidas e apontam o dedo para o resto do mundo, sem cerimônia, mas na hora de colocar a mão no bolso, eles não querem. Protecionismo e hipocrisia andaram de mãos dadas, o tempo todo", escreveu o ministro no Twitter.

O post é acompanhado por um vídeo em que Salles diz que "apesar de todos os esforços do Brasil para ajudar" não foi possível encontrar um texto que fosse consenso. "Prevaleceu, infelizmente, uma visão protecionista de fechamento do mercado e o Brasil e outros países que poderiam fornecer créditos de carbono em razão de suas florestas e boas práticas ambientais saíram perdendo", afirmou.