Nova espécie de aranha ganha nome após papel de Phoenix em 'Coringa'
Uma nova espécie de aranha da família Eresidae descoberta no Irã foi batizada por causa do papel de Joaquin Phoenix no filme "Coringa".
A nomenclatura Loureedia phoenixi é devida ao padrão abdominal dos animais masculinos que se assemelha à famosa maquiagem facial usada no filme do vilão da DC. A descoberta foi publicada neste mês no periódico Arthropoda Selecta.
Todas as outras espécies de aranhas da mesma família foram localizadas em Marrocos e Espanha. A recém-descoberta é a primeira encontrada vivendo fora do Mediterrâneo.
A Erisadae tem pelos lustrosos e grossos, por isso é conhecida no mundo científico como "velvet spiders" [aranhas de veludo, em inglês], e suas teias geralmente estão cheias de detritos e areia.
Especialistas apontam que as aranhas dessa família não são venenosas para os humanos, mas podem ter algum mecanismo para caçar insetos.
Um dos autores do estudo, Alireza Zamani, aracnólogo e taxonomista da Universidade de Turku, na Finlândia, disse que tomou conhecimento da existência da aranha por uma foto publicada nas mídias sociais. Na ocasião, o aracnídeo não foi coletado, então Zamani saiu em busca de um exemplar, para conseguir descrever a espécie.
"Quando vi o filme 'Coringa' no ano passado, percebi as semelhanças entre minha aranha e o personagem, que mais tarde foram confirmadas por alguns de meus amigos e colegas. Considerando tudo isso, pareceu uma boa homenagem nomear essa bela espécie em homenagem ao Sr. Phoenix, em reconhecimento ao seu fantástico retrato do personagem. Espero que essa espécie seja tão memorável quanto sua performance ".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.