Formiga de fogo, abelha e vespa: as picadas de insetos mais dolorosas
Em algum momento da vida, você já deve ter sentido a dor de ser picado por um inseto. Abelha, formiga ou vespa... todas provocam muita dor. Na maioria dos casos, são como agulhadas que ardem bastante na hora, criam um inchaço incômodo e podem ser perigosas para quem é alérgico.
Existe uma escala para medir a dor causada pelas picadas de insetos: é o Índice de Schmidt, criado pelo entomologista Justin Schmidt. De acordo com a análise, a escala de dor pode variar de 1, para a ferroada menos dolorosa, a 4, considerado o mais alto nível de sofrimento. O índice leva em consideração a duração e a intensidade de picadas.
Para chegar a essa conclusão, Schmidt foi picado por cerca de 150 tipos de insetos. Em 2015, o pesquisador recebeu o prêmio Ig Nobel, que reconhece de forma cômica estudos inusitados.
Qual a divisão do índice?
- 1º nível: picadas com intensidade leve que podem passar em até cinco minutos.
- 2º nível: picadas mais "densas, vigorosas e quentes", com o incômodo durando de 5 a 10 minutos.
- 3º nível: dor descrita como "ardente e impiedosa", que pode durar por até 30 minutos.
- 4º nível: picadas brutais e que causam dores paralisantes que podem persistir por horas.
As picadas que mais doem
Formiga de fogo
A formiga de fogo ou formiga lava-pés é uma das mais comuns da lista. Deixa a área vermelha e dolorida. A reação é intensa, mas costuma passar em alguns minutos, o problema é que causa coceira, bolhas e até a inflamação de alguns nervos isolados. Na hipótese de um grande número de picadas, há perigo de convulsões.
No Índice de Schmidt, essa picada está classificada como 1,2. O pesquisador a descreveu como "aguda, repentina, levemente alarmante. Como caminhar sobre um tapete felpudo e chegar ao interruptor de luz".
Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo
Essa formiga do tipo Pseudomyrmex possui uma picada descrita por Schmidt como "se alguém cravasse um grampo em sua bochecha". Ela está classificada em uma escala de 1,8.
Essa espécie possui corpo em torno de 3 mm de comprimento e olhos muito grandes. Ela é encontrada em bosques das Américas, onde vivem em simbiose com a planta Acacia cornigera.
Vespa Dolichovespula maculata
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEssa picada possui intensidade 2 no Índice de Schmidt. Ele descreve a dor "como se você esmagasse sua mão em uma porta giratória".
A espécie, encontrada principalmente nos Estados Unidos e no sul do Canadá, vive nas maiores colônias, com 400 a 700 operárias. As vespas defendem agressivamente seu ninho, picando repetidamente os invasores.
Os machos são haplóides e as fêmeas são diplóides, ou seja, as operárias podem botar ovos que se desenvolvem em machos.
Vespa Yellowjacket
Yellowjacket ou jaqueta amarela é o nome comum na América do Norte para as vespas sociais predatórias dos gêneros Vespula e Dolichovespula. Essa espécie pode picar seu alvo várias vezes sem morrer. Ela também possui fortes mandíbulas que imobilizam suas vítimas.
A dor causada por sua picada é descrita por Schmidt "como apagar um charuto em sua língua". Ela está classificada na escala 2 de dor.
Abelha comum
A picada dessa espécie está na escala 2 de intensidade e foi descrita por Schmidt como "se a cabeça de um fósforo queimasse sua pele". É incômoda e dolorosa, mas não evolui além disso. A pessoa sente uma intensa dor e uma pequena inflamação da região afetada.
A abelha comum ou abelha-europeia é uma abelha social, de origem europeia, cujas obreiras medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pelos do tórax mais escuros.
Formiga-vermelha
Classificada na escala 3 de dor, a picada é uma das mais dolorosas quando se fala de formigas.
Foi descrita por Schmidt como "vigorosa e impiedosa, como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada".
Vespa-do-papel
"Cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel", é assim que Schmidt descreve a dor causada pela picada da vespa-do-papel, classificada na escala 3 de intensidade de dor.
Apesar de ter uma picada extremamente dolorosa, essas vespas são sociáveis e constroem ninhos usando papel. Ela possui uma envergadura de 16 a 19 mm, cor negra com ornamentos amarelos ao longo do corpo e anéis amarelos no abdômen.
Vespa Tarântula-falcão
Uma das dores mais insuportáveis descrita por Schmidt como "feroz como um forte choque elétrico, como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma". A picada da vespa tarântula-falcão está classificada na escala 4 de dor.
Essa é uma espécie de vespa parasitóide que caça aranhas para servirem de hospedeiras e futuras refeições para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria.
Formiga-cabo-verde
A formiga-cabo-verde é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. A dor causada por essa espécie é descrita por Schmidt como "pura e intensa, como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar". Ela está na escala 4 de intensidade.
Suas operárias possuem de 18 a 25 mm, com coloração avermelhada e escura, e várias semelhanças com as vespas.
Marimbondo-cavalo
O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt. Também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, essa espécie é um tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis.
Apesar de possuir a picada mais severa do mundo, ele não oferece tanta preocupação para os seres humanos, já que sua presa favorita são as aranhas, mais precisamente as tarântulas.
Isso ocorre porque o abdômen da aranha é o recipiente perfeito para guardar suas larvas, favorecendo seu desenvolvimento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.