'Apocalipse': o que sabemos sobre a invasão de bilhões de cigarras nos EUA
Duas ninhadas de cigarras devem emergir do solo simultaneamente nesta primavera nos EUA. Nas redes sociais, os norte-americanos já estão chamando o fenômeno, que aconteceu pela última vez há 221 anos, de "apocalipse das cigarras".
O que aconteceu:
Ninhadas simultâneas. Em 2024, duas ninhadas de cigarras periódicas —a ninhada chamada XIX, de 13 anos, e a XIII, de 17 anos— emergirão simultaneamente no centro-oeste e no sudeste dos EUA durante a primavera do hemisfério norte. As informações são da Universidade de Connecticut.
Existem dois tipos de cigarras encontradas em grande número nessas regiões dos EUA: as cigarras anuais, que surgem todos os anos, e as periódicas, que surgem a cada 13 ou 17 anos.
As cigarras periódicas têm um ciclo de vida longo. Após a eclosão, as cigarras periódicas imaturas, chamadas ninfas, passam esses 13 ou 17 anos no subsolo, alimentando-se de raízes, antes de emergirem do solo e se transformarem em cigarras adultas.
Onde e quando fenômeno deve acontecer? A previsão é de que a ninhada XIX, de 13 anos, deve surgir em partes do sudeste dos EUA, enquanto a XIII, de 17 anos, deve aparecer no norte do estado de Illinois. De acordo com a BBC norte-americana, ambos os eventos devem começar no final de abril.
Também segundo a Universidade de Connecticut, as duas ninhadas não devem se sobrepor de forma significativa. Nesse período, a maior probabilidade de contato entre as duas ninhadas ocorrerá em pequenos trechos de floresta ao redor de Springfield, Illinois.
Evento é incomum, mas não inédito. Última vez que as duas ninhadas de cigarras emergiram simultaneamente aconteceu em 1803, quando Thomas Jefferson era presidente dos EUA —e a próxima deve acontecer somente em 2245, dizem os especialistas.
"Este não é um evento comum", disse Gene Kritsky, especialista em cigarras e professor emérito de biologia na Universidade Mount St Joseph, em Ohio, à BBC.
É difícil estimar o tamanho da população de cigarras periódicas —mas espera-se que bilhões delas surjam nessa primavera no país. Embora existam muitas cigarras periódicas, geralmente elas não são consideradas pragas de insetos. Por isso, não há razão para usar pesticidas nelas.
"Além do barulho, que pode ser substancial, este grande grupo de insetos é inofensivo e pode ser apreciado e desfrutado por amantes da natureza de todas as idades", informou a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign tem um comunicado.
Ainda segundo a universidade, o leste dos EUA é o único lugar no mundo onde ocorrem cigarras periódicas.
Em seu site, o CicadaSafari.org, o biológo Gene Kritsky pede ajuda da população para mapear o surgimento da espécie e criar um "safari para encontrar cigarras periódicas". "Fotografe e envie as cigarras periódicas para o Cicada Safari e, após a verificação das fotos, elas serão postadas no mapa ao vivo", incentiva.
Deixe seu comentário