Happy hour animal: o que está por trás da confraternização dos pandas

Um vídeo de pandas em uma espécie de confraternização chamou atenção nas redes sociais. Nas imagens, os pandas aparecem aparentemente sentados em uma cadeira, comendo com as duas patas dianteiras. A cena, que parece ter sido tirada do filme 'O Segredo dos Animais', foi gravada no Chongqing Zoo, na China.

Publicações semelhantes já haviam levantado suspeitas de que os animais, na verdade, seriam humanos fantasiados, conforme noticiou o New York Post em novembro do ano passado. No entanto, o biólogo Kayron Passos explica que o comportamento visto nas cenas é comum para pandas.

Mas pandas comem sentados?

Pandas utilizam as patas dianteiras para comer
Pandas utilizam as patas dianteiras para comer Imagem: Reuters/China Daily

Eles aparentam estar sentados, mas não estão. Assim como outros animais, os pandas utilizam as patas da frente para comer.

Isso que eles estão comendo é a dieta deles presa numa haste para eles terem um pouco mais de dificuldade, fazer movimento de pinça na mão, poder ter o poder de escolha de quais alimentos eles querem pegar primeiro. É uma atividade que é proposta para deixar a nutrição mais interessante. Eles utilizam as patas dianteiras para manipular alimentos, e acabam segurando dessa forma mesmo, mais perto da boca. É um comportamento natural.
Kayron Passos, biólogo

Por comer com as patas dianteiras, eles se apoiam nas traseiras. As patas traseiras ficam estendidas e não flexionadas, o que dá a ilusão de que estão sentados.

Eles não estão sentados de fato. É como se estivessem apoiados a uma pedra, por exemplo. Esses bancos foram feitos para gerar uma situação mais caricata, que fica atrativo para os visitantes, mas para eles não há um contexto social [de sentar-se em volta de uma mesa para comer]. Não sabemos se foram treinados para isso ou se foi apenas uma conveniência deles mesmo.
Kayron Passos, biólogo

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.