Sentou, mexeu orelha e se foi: câmera oculta em floresta flagra felino raro
Imagens capturadas em Minnesota (EUA) mostram um lince-do-Canadá andando pela floresta e sentando exatamente em frente à câmera, como se estivesse posando para o vídeo.
O que aconteceu
O felino foi visto andando pela floresta. As imagens do lince-do-Canadá (Lynx canadensis) foram obtidas graças a uma câmera instalada em uma área selvagem em Minnesota, nos Estados Unidos.
O lince passeia e senta em frente à câmera. A filmagem, feita no início de abril deste ano, mostra o animal se aproximando da câmera, sentando e mexendo as orelhas antes de se levantar e ir embora.
Responsáveis pelo projeto que flagrou o animal se surpreenderam com o resultado. Segundo o portal StarTribune, o biólogo Tom Gable encontrou o conteúdo enquanto repassava horas de filmagem feitas pelo projeto Voyageurs Wolf, que estuda a espécie na região. A clareza da imagem, a proximidade do lince com a câmera e o flagra durante o dia não são comuns, segundo Gable. Em entrevista ao StarTribune, o biólogo conta que, na maioria das vezes, as filmagens capturam os animais de longe ou à noite.
Região é afastada e lar para a espécie. Segundo Gable, a área em que o lince foi visto é em plena mata, afastada da cidade, e abriga ao menos quatro alcateias (grupos de lobos).
Projeto tem centenas de câmeras espalhadas pela floresta. O Voyageurs Wolf tem cerca de 350 dispositivos estrategicamente instalados na tentativa de encontrar, documentar e compartilhar flagras da vida selvagem local.
Espécie vive entre os Estados Unidos e o Canadá. O lince-do-Canadá é conhecido pela pelagem espessa e pelos tufos de pelos na ponta das orelhas. Em 2022, uma estimativa indicava que havia entre 100 e 300 linces-do-Canadá em Minnesota. A espécie é considerada ameaçada de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
We captured some really neat footage of lynx this past year on our cameras but this is definitely the coolest. In fact, might be the best video of a lynx we have ever captured, not least because the lynx decided sit right in front of the camera...
-- Voyageurs Wolf Project (@VoyaWolfProject) July 31, 2024
Thanks to the Minnesota? pic.twitter.com/vcrFk0MlNn
Deixe seu comentário