SP: Datafolha mostra França com 51% e Doria, 49%; Ibope traz 50% para cada

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

  • Carine Wallauer/UOL - Montagem BOL

    João Doria (PSDB), à esq., e Márcio França (PSB)

    João Doria (PSDB), à esq., e Márcio França (PSB)

Divulgadas neste sábado (27), véspera do segundo turno da eleição, as pesquisas Datafolha e Ibope de intenção de votos para o governo do estado de São Paulo apontam disputa acirrada entre os candidatos João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) considerando os votos válidos. 

Na pesquisa Ibope, João Doria e França aparecem numericamente empatados, com 50% dos votos válidos cada um. Na pesquisa Datafolha, eles aparecem tecnicamente empatados (dentro da margem de erro): Márcio França tem 51% e João Doria, 49%.

Leia também:

É a primeira vez que França aparece à frente de Doria, segundo o Datafolha. Ambas as pesquisas apontam uma tendência de alta do PSB e queda do PSDB em relação à última pesquisa.

Votos válidos são aqueles que excluem brancos e nulos, ou seja, os que necessariamente são declarados a favor de uma candidatura. É preciso considerar que, nas pesquisas de intenção de voto, não é possível estimar o índice de abstenção, quando os eleitores não comparecem à votação.

Votos totais e rejeição

Na pesquisa Ibope, levando em conta os votos totais, quando os brancos e nulos são incluídos, França pontua 43% contra 42% do tucano. Brancos e nulos somam 10%; os que não sabem ou não quiseram responder, 5%.

O instituto também mediu a rejeição aos dois candidatos. Doria é rejeitado por 36% dos entrevistados, enquanto 25% disseram que não votariam em França "de jeito nenhum".

Na pesquisa Datafolha, considerando os votos totais, também há empate técnico: o nome do PSB possui 43% e o do PSDB obtém 42%. A taxa de indecisos é de 7%, e o percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou anular soma 9%.

Para a pesquisa Ibope foram ouvidas 2.002 pessoas entre os dias 26 e 27. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral sob o número SP-02081/2018.

Para a pesquisa Datafolha, foram ouvidas 5.093 pessoas entre os dias 26 e 27. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral sob o número SP-03417/2018.

Bate-boca em debate e troca de acusações

João Doria buscou se associar à figura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), falando na dobradinha "BolsoDoria", e tentou ligar o oponente ao PT e à esquerda. França, por outro lado, não manifestou abertamente quem apoia no segundo turno, e reforçou o fato de Doria não ter completado o mandato como prefeito de São Paulo, como havia prometido.

Acirrada desde o primeiro momento, a campanha em São Paulo no segundo turno teve uma subida de tom na reta final, com troca de acusações e bate-boca nos debates de televisão.

De acordo com o Datafolha, 38% dos entrevistados assistiram ao debate entre os dois na TV Globo na noite de quinta-feira (25). No programa, os dois candidatos retomaram os ataques mútuos, depois de um encontro morno no evento promovido por Folha, UOL e SBT, na terça (23).

Quando questionados pelo Datafolha sobre qual candidato se saiu melhor no confronto da Globo, 44% dos entrevistados não souberam informar, 27% disseram que França foi o melhor, 23% responderam que foi Doria e 6% consideraram que houve empate.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos