Topo

Câmara votou 82 propostas no 1º semestre, diz Henrique Alves

Do UOL, em Brasília

17/07/2013 16h38

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta quarta-feira (17) que a Câmara votou 82 projetos no primeiro semestre do ano. A Casa vem num ritmo importante, mas há matérias que precisam de cuidado, como a destinação de 10% [do PIB] pra Saúde; quem vai pagar a conta?”, questionou.

Senado aprova PEC que diminui assinaturas necessárias para projetos de iniciativa popular
Senado aprova Senado aprova redução no número de suplentes
Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS para se formar
Preso, Donadon perde salário e verba de gabinete

Alves também lamentou que o projeto (PL 323/07), que destina os royalties do petróleo à educação e à saúde, não tenha sido votado. Mas destacou que não houve acordo para leva-lo ao plenário. “Não adiantava colocar na pauta e haver obstrução, lamento não ter votado matéria desta importância, mas não é só colocar em votação, tem de ter consequência”, sustentou.

Hoje é o último dia de trabalho da Câmara antes do "recesso branco". Pela Constituição, o recesso parlamentar de meio de ano (de 18 de julho a 31 de julho) só pode acontecer se a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) for aprovada até 17 de julho – prazo que não será cumprido neste ano. Mesmo assim, Câmara e Senado não devem trabalhar no período.

O presidente da Câmara observou que, sempre que se tratar de temas controversos, é melhor discutir antes, negociar com o governo e buscar acordo. “Não adianta fazer discurso e não cumprir; esta Casa não é para gerar expectativas e frustrar”, afirmou.

Henrique Eduardo Alves ressaltou ainda que outros temas importantes estão em discussão, como a transformação da corrupção em crime hediondo. Segundo o presidente, os deputados estão trabalhando para chegar a um texto de consenso a partir das cinco propostas em análise na Casa. O objetivo é aprovar o projeto em agosto.

(Com Agência Câmara)