Topo

PM isola prédio da PF onde Lula passou a 1ª noite preso; manifestantes mantém vigília

Nathan Lopes

Do UOL, em Curitiba

08/04/2018 11h29

A Polícia Militar isolou neste domingo (8) a área da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a primeira noite preso.

Por volta das 9h30, um grupo de cerca de cem pessoas saudou Lula. Os manifestantes são apoiadores do ex-presidente, que, em função de decisão da Justiça paranaense, estão na rua doutor Barreto Coutinho, a cerca de 150 metros do prédio da PF.

Com batuques, eles gritaram “Bom dia, companheiro Lula” reiteradas vezes, além, de mais, uma vez pedir a liberdade de Lula.

O PT do Paraná ainda estuda se manterá a vigília no local, majoritariamente residencial, ou se a levará para outra região. A vigília foi anunciada na madrugada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT.

A Justiça do Paraná determinou que não poderão ser realizados protestos no entorno da PF para "evitar confrontos que podem levar a dezenas de feridos e depredação do patrimônio público e privado".

Logo após a chegada de Lula ao prédio da PF em Curitiba, por volta das 22h30 de sábado (7), policiais atiraram bombas e balas de borracha contra apoiadores do ex-presidente. Na manhã deste domingo, não havia presença de manifestantes contrários ao ex-presidente nem houve registro de incidentes.

Na segunda-feira (9), a PF informou que terá expediente normal. Para acessar a região, haverá uma triagem no acesso feito pela Polícia Militar e por representante da PF. Moradores também deverão se identificar nos bloqueios.

“Tem pessoas que tem agendamento para passaporte, oitivas agendadas, e os moradores da região não podem parar”, disse o tenente-coronel Naasson Polak, da PM.

O isolamento da região da PF continuará enquanto houver grupos com intenção de se manifestar no local.

“Para que essa área não seja povoada por pessoas ou que estabelecem acampamentos”, disse Polak, lembrando da decisão judicial.