Topo

Posse de Jair Bolsonaro

Redes exaltam discurso de primeira-dama e vestido repetido de Marcela Temer

Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Michel Temer e Marcela Temer durante execução do Hino Nacional no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress
Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Michel Temer e Marcela Temer durante execução do Hino Nacional no Palácio do Planalto
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL*, em São Paulo

01/01/2019 17h53

Durante a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), foi outra pessoa quem roubou a cena, ao menos nas redes sociais: a nova primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Seu nome aparece na tarde desta terça-feira (1º) em segundo lugar nos trending topics do Twitter e é o segundo mais buscado no Google.

O vestido usado por ela e o discurso feito no parlatório do Palácio do Planalto chamaram a atenção de internautas e de pessoas presentes ao cerimonial em Brasília, destacando a beleza e a humildade da primeira-dama.

"Podem falar o que for dessa posse, mas o vestido da Michelle é lindo", escreveu uma internauta. Outra publicou que "o vestido da michelle bolsonaro estava a coisa mais linda e chique que eu já vi."

Jair Bolsonaro sobre a rampa do Palácio do Planalto em Brasília - Evaristo Sa/AFP - Evaristo Sa/AFP
Michelle sobe a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Jair Bolsonaro
Imagem: Evaristo Sa/AFP

O vestido foi produzido pela estilista Marie Lafayette e levou 20 dias para ser feito. Lafayette já havia trabalhado com Michelle em 2013, quando fez o vestido de noiva da agora primeira-dama para o casamento com Bolsonaro.

Marie conta que não conhecia Michelle quando fez seu vestido de noiva. "O modelo surgiu batendo um papo, uma coisa bem descontraída, fui desenhando e ela gostou muito", conta. "Acho que houve uma relação de confiança e acho que é um vestido que tem muito a ver com quem ela é, uma pessoa muito discreta", disse Marie, que também ficou responsável pelo vestido que Laura, a filha do casal Bolsonaro, de 8 anos, usou na cerimônia de posse.

Michelle também foi bastante exaltada pelo público presente na Praça dos Três Poderes. A nova primeira-dama quebrou o protocolo e levou o público ao delírio ao fazer, em libras, um discurso próprio direcionado às pessoas com deficiência auditiva.

Marcela Temer repete vestido

Marcela Temer, que passa o bastão nesta terça-feira (1º) para Michelle Bolsonaro, também chamou a atenção nas redes sociais pelo vestido branco, sendo a mais buscada no Google às 18h desta terça. "A Marcela Temer é linda, né? Olha o vestido dela", escreveu um internauta no Twitter.
 

Os internautas não deixaram passar, porém, que Marcela repetiu um vestido usado anteriormente por ela em setembro de 2016.

Outros usuários, no entanto, lembraram que Marcela repetiu na posse um vestido utilizado anteriormente por ela. A prática, porém, foi elogiada pelos internautas, que associaram a atitude da ex-primeira-dama à de Kate Middleton, duquesa de Cambridge na realeza britânica.

"Marcela Temer tem o meu respeito: reciclou em seu último evento oficial o mesmo vestido que usou no primeiro evento como primeira-dama. Se Kate pode, ela tb pode, né?", escreveu outra usuária.

O presidente Michel Temer, acompanhado da primeira dama Marcela Temer, do presidente da câmara dos deputados dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do presidente do STF ministro Ricardo Lewanwoski, participa da parada do 7 de setembro, data da independência brasileira, na esplanada dos ministérios.  - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
Marcela Temer usou o vestido branco pela primeira vez na parada de 7 de setembro em 2016
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Mulher do vice desagrada

A reação das redes sociais foi oposta em relação às vestimentas de Paula Mourão, mulher do vice-presidente Hamilton Mourão. O look em azul com transparências foi criticado por internautas no Twitter e no Facebook.

"Tô inconformado com o vestido da Paula Mourão, mano kkkkk ninguém deu um toque nela não?", comentou um usuário. "Maaaano cancelem o estilista da Paula Mourão HAHAHAHAHAHAHA ", escreveu outra em seu Twitter. 

Houve uma minoria ainda que enxergou pontos positivos no traje de Paula Mourão, além das semelhanças com a deputada eleita Joice Hasselmann (PSL).

"Marcela Temer e Michelle Bolsonaro..e muita beleza..Paula Mourão..lindíssima tbm.." e "É IMPRESSÃO MINHA OU A PAULA MOURÃO E MUITO PARECIDA COM A @joicehasselmann", foram alguns dos tuítes à respeito. 

Governos anteriores

Em suas duas posses, a ex-presidente Dilma Rousseff apostou em looks criados por estilistas gaúchas. Em 2011, o terninho branco usado pela petista era assinado pela amiga de longa data Luísa Stadtlander, que chegou a assinar outros modelos para a ex-presidente. Já em 2015, o conjunto de renda foi criado por Juliana Pereira.

Na posse de Dilma, Marcela Temer, então mulher do vice-presidente, chamou atenção com uma saia rosa, blusa roxa e trança nos cabelos. O sucesso de Marcela fez com que seu nome fosse o mais comentado nos trendig topics no Twitter do Brasil na noite da posse de 2011. 

Em sua primeira aparição pública como primeira-dama, no feriado da Independência de 2016, Marcela Temer usou um vestido comprado em uma loja multimarca. A peça se esgotou do estoque do site no dia seguinte. A esposa de Michel Temer não tinha estilista, comprava as próprias roupas e era responsável pela própria maquiagem.

*Com Agência Estado 

Posse de Jair Bolsonaro