Topo

Esse conteúdo é antigo

Gleisi: "Lula agradecerá vigília e irá para sindicato ao deixar prisão"

1º.nov.2018 - A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após visitar o ex-presidente Lula na PF em Curitiba - Joka Madruga/Futura Press/Estadão Conteúdo
1º.nov.2018 - A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após visitar o ex-presidente Lula na PF em Curitiba Imagem: Joka Madruga/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 12h39

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse esperar a soltura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda hoje após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em proibir a prisão após condenação em segunda instância. Em entrevista coletiva, a deputada federal afirmou que os planos do ex-presidente são visitar as pessoas que fizeram a vigília por sua liberdade e ir para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

"O presidente está muito tranquilo, sereno e sem pressa. Nós estamos com pressa e queremos que ele saia hoje daqui. Buscamos que a decisão do STF se concretize. A primeira coisa que ele vai fazer é ir para a vigília, abraçar o pessoal, agradecer", disse. "Ele acha muito significativo. Depois ele vai para São Paulo e vai para o Sindicato dos Metalúrgicos e vai se manifestar lá."

Lula está preso na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba desde 7 de abril de 2018 por conta do caso do tríplex. A condenação já foi confirmada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que seria uma espécie de terceira instância, mas ainda não foi analisada pelo STF.

O ex-presidente já cumpriu um sexto de sua pena, de oito anos e dez meses, e aguardava uma decisão do Supremo sobre um recurso para ir ao semiaberto. Lebbos, que poderia ter autorizado a progressão de regime do ex-presidente, preferiu transferir a decisão para o STF.

A Lava Jato já havia se mostrado favorável a que Lula deixasse o regime fechado. A defesa argumenta que, por essa manifestação da força-tarefa, não haveria o que discutir a respeito da libertação.

Após decisão do Supremo, militância do PT faz comemoração em Curitiba

UOL Notícias