Topo

Esse conteúdo é antigo

Schelp: Bolsonaro acusa os outros, mas é ele quem age fora da Constituição

Do UOL, em São Paulo

03/09/2021 12h56Atualizada em 03/09/2021 14h02

Para o jornalista Diogo Schelp, colunista do UOL, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusa outros Poderes e instituições de agirem foram dos limites da lei, ele está os acusando de fazerem algo que faz parte do próprio modo dele de agir.

"Ele atribui aos outros aquilo que ele faz. Ele passa o tempo todo acusando as outras instituições de estarem atuando 'fora das quatro linhas da Constituição', mas é o que ele faz o tempo todo", disse Schelp ao UOL News, programa do Canal UOL.

Isso ocorre, segundo o colunista, devido ao fato de Bolsonaro fazer continuadas ameaças ao poder Judiciário. Para Schelp, Bolsonaro "já deixou claro que o problema dele" é com o STF (Supremo Tribunal Federal).

"Até porque, ele já não pode mais brigar com o Legislativo, como fez no início do governo, porque agora ele tem aliança com o centrão", completou Schelp.

Na avaliação do colunista do UOL, os movimentos de Bolsonaro para os atos de 7 de setembro lembram o que aconteceu em janeiro nos Estados Unidos, quando manifestantes trumpistas invadiram o Congresso.

"Donald Trump fez um discurso incitando as massas para impedir que a vitória de Joe Biden fosse certificada no Congresso americano e as pessoas foram lá e invadiram, inclusive com certa conivência, no começo, de policiais", detalhou.

"Bolsonaro parece querer antecipar isso: nos Estados Unidos, aconteceu depois das eleições. Bolsonaro parece querer antecipar isso para 7 de setembro", completou.