Topo

Bolsonaristas focam na Esplanada, e hasteamento no Alvorada fica esvaziado

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

07/09/2021 11h04Atualizada em 07/09/2021 11h31

O hasteamento da bandeira em comemoração ao dia da Independência, no Palácio da Alvorada, na manhã de hoje, acabou sendo ofuscado pela concentração de milhares de manifestantes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que é palco de atos em favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A reportagem esteve no Alvorada no ano passado, em evento realizado nas mesmas circunstâncias —o hasteamento tornou-se a única comemoração oficial após o cancelamento da tradicional parada militar. Na comparação com 2020, o público foi bem menor.

Uma extensa área VIP foi reservada para convidados, assessores de autoridades, entre outros presentes com algum tipo de privilégio. O perímetro ficou localizado exatamente em frente ao local da cerimônia, onde estiveram Bolsonaro, ministros e aliados.

Alvorada - Hanrrikson de Andrade/UOL - Hanrrikson de Andrade/UOL
7.set.2021- Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegam ao Palácio do Alvorada, em Brasília, para os atos a favor do governo
Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Imagens da área VIP mostram, no entanto, que a adesão foi baixa.

Bolsonaro retirou-se da solenidade logo após o hasteamento da bandeira e deixou de acompanhar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.