Topo

Esse conteúdo é antigo

Alexa atrapalha Lewandowski durante sessão do STF: 'Seu nome é Mary Kay'

Colaboração para o UOL

09/02/2022 18h59Atualizada em 09/02/2022 20h32

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), teve uma companhia inusitada enquanto votava durante sessão nesta tarde, que discutia a criação das federações partidárias. Uma assistente virtual interrompeu a fala do magistrado para chamá-lo de "Mary Kay".

"Seu nome é Mary Kay. Foi isso que você me disse, pelo menos", disse a voz do dispositivo.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, logo avisou ao colega de Casa que a "Alexa" - assistente virtual da Amazon - devia estar ligada. "Alguma Alexa está participando da votação", disse, aos risos.

Confuso, Lewandowski apenas questionou se era ouvido pelo presidente e retomou sua fala.

STF libera federações

O STF decidiu, por maioria de votos, estabelecer o dia 31 de maio como data-limite para a formação e o registro das federações partidárias. Em julgamento na tarde de hoje, os ministros confirmaram a legalidade do instrumento, que foi criado por lei no ano passado e que será usado pela primeira vez nas eleições 2022.

A data-limite de 31 de maio foi aprovada por 6 votos a 4. O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, votou nesse sentido e foi acompanhado por André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber e pelo presidente da Corte, Luiz Fux. Com isso, as legendas terão pouco menos de três meses para encerrarem suas negociações e formarem as alianças.

Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, por outro lado, defenderam o prazo de 5 de agosto, que foi definido por lei no ano passado e era pedido pelos partidos. O grupo, porém, acabou vencido ao lado do ministro Nunes Marques, que votou contra a validade do instrumento.