Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

PT no Senado diz que nota que critica EUA e defende Rússia foi engano

Bandeira do PT - Sergio Lima/Folhapress
Bandeira do PT Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 21h17

O perfil oficial da bancada do PT no Senado Federal recuou, na noite de hoje, e disse que nota que criticava os Estados Unidos e fazia defesa da Rússia foi publicada por engano e lamentou o ocorrido.

A posição oficial da bancada do PT no Senado sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia é a mesma expressa pelo Diretório Nacional do PT. Texto divulgado anteriormente tratava-se de uma sugestão de nota e não reflete a opinião do conjunto dos senadores. A Comunicação do PT no Senado lamenta a antecipação que induziu ao erro na cobertura da imprensa. PT no Senado, sobre nota publicada

Mais cedo, em meio à condenação da comunidade internacional aos ataques da Rússia à Ucrânia, a bancada petista no Senado divulgou comunicado no qual criticava a "política belicosa dos Estados Unidos".

O PT no Senado condena a política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e de contínua expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas. Trata-se de política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público. Primeira nota publicada pela bancada

"Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente", conclui o comunicado.

A nota, que teria sido assinada pelo senador Paulo Rocha (PT), foi apagada logo depois de sua publicação. (Para ler, na íntegra, clique aqui)

Nas redes sociais, presidenciáveis com histórico de bater de frente com o discurso do PT criticaram o texto divulgado pela bancada.

"O mundo atônito e aflito por uma solução diplomática para cessar uma guerra insana. E o PT desprezando a dor e o sofrimento de seres humanos para defender um ditador. Incompreensível e inaceitável", escreveu o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

"É muito preocupante o apoio de Bolsonaro e do PT ao Governo Putin. Eles apoiam o lado errado. O lado do agressor e do autoritarismo. Este não é e nunca será o lado escolhido pelos brasileiros. Somos pela paz e pelo respeito à soberania da Ucrânia e de todos os países", afirmou Sergio Moro (Podemos).