Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Itaituba (PA) faz carta de retratação após vídeo machista

Valmir Climaco, prefeito de Itaituba - Reprodução
Valmir Climaco, prefeito de Itaituba Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 18h16

O prefeito de Itaituba, no sudoeste do Pará, Valmir Climaco (MDB), publicou hoje uma carta de retratação pública por um vídeo no qual aparece dizendo frases sexistas. O pedido de desculpa é parte da condenação imposta pela Justiça, que inclui o pagamento de uma multa de R$ 40 mil.

"Venho publicamente, não na condição de prefeito, mas como cidadão íntegro, pai de família, empresário, manifestar minha retratação e pedido de desculpas a todas as mulheres, por minhas falas pronunciadas em um evento, dia 5 de março do corrente ano, em um clube de festas", diz um trecho do texto, compartilhado nas redes sociais.

No início de março, um vídeo dele passou a circular por todo país. Em uma festa, o prefeito pegou o microfone e disse que iria "comer mais de 20", em referência às mulheres que estavam no evento.

Na sequência, ele continua. "Eu vou comer aquela. Vou comer aquela. Pelo que eu já conferi aqui, eu vou comer mais de 20. Porque eu nunca vi tanta mulher bonita", disse, apontando para algumas delas. Mais à frente, em outras imagens, o prefeito aparece tirando a camisa e interagindo com o público presente no evento.

Após a repercussão, Valmir Climaco falou ao UOL que teve intenção de "homenagear as moças" ao chamá-las de "raparigas", culpou a bebida pelos comentários, disse não ser machista e admirar mulheres: "Se pudesse ter 50, eu teria", afirmou.

Depois, em um áudio enviado pela assessoria de imprensa e reproduzido por veículos como o jornal local Roma News, o político desejou "feliz Dia das Mulheres" e falou sobre o caso.

"Quero parabenizar todas as mulheres do município de Itaituba. A minha mulher, as minhas filhas, todas as mulheres. Desejar um feliz Dia da Mulher e aproveitar a oportunidade para esclarecer algumas coisas que aconteceram nesses três dias", disse ele.

"[Queria] pedir desculpa a todas as mulheres. Se eu agravei, sem querer, a intenção não era agravar nenhuma mulher, diminuir nenhuma mulher. Muito pelo contrário, o momento que eu estava lá era de elogiar as mulheres."