Topo

Caso Isa Penna: Deputado se nega a contar o que Cury disse antes de assédio

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 21h23

O deputado estadual paulista Alex de Madureira (PSD) se negou hoje (10) a dizer, durante sessão do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o que conversou com Fernando Cury (União Brasil) antes do colega assediar a deputada Isa Penna (PCdoB) no plenário da Casa em dezembro de 2020.

Questionado por Erica Malunguinho, Madureira disse que ela "nunca vai saber" o que foi dito porque nunca o "chamou de lado" para saber e que decidiu perguntar agora para "fazer showzinho para as câmeras". O deputado, no entanto, já foi chamado para se pronunciar publicamente sobre o caso no Conselho de Ética, em março do ano passado, e faltou à sessão.

"Gostaria muito de saber, uma vez que o deputado Alex de Madureira voltou pro Conselho de Ética, o que ele falou com Fernando Cury antes do Fernando Cury ir até a Isa Penna e assediá-la. É algo que está na penumbra", disse a deputada.

"A senhora nunca vai saber o que ele falou para mim", afirmou Madureira. "Sabe por quê? Porque a senhora nunca me perguntou. Está perguntando aqui para fazer showzinho para as câmeras. Mas nunca me chamou de lado, como sempre lhe atendi (...) Nunca me perguntou. Se tivesse me perguntado, eu poderia ter te falado", disse o deputado.

Segundo Madureira, a questão foi levantada como uma manobra para "voltar ao assunto" e criar mobilização para votar pela cassação de Delegado Olim (PP).

assedio - Reprodução - Reprodução
Alex de Madureira tenta segurar Fernando Cury momentos antes do assédio a Isa Penna na Alesp
Imagem: Reprodução

A sessão de hoje do Conselho de Ética decidiu negar uma representação contra Olim por ter declarado, em uma entrevista em abril, que Isa Penna teve "sorte" de ter sido assediada. O deputado afirmou que o caso a ajudaria a se eleger —Penna é pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB.

O momento em que a deputada é abraçada por trás, na altura dos seios, foi flagrado pela transmissão da Casa. Nas imagens, é possível ver, segundos antes, Cury conversando com Madureira. O deputado do PSD ainda tenta segurá-lo, puxando seu paletó, quando Cury se afasta em direção a Isa Penna. O teor da conversa nunca foi revelado.

Em 1º de março de 2021, Madureira faltou à sessão do Conselho de Ética em que seria testemunha do caso. Então vice-presidente do conselho, ele disse à Folha de S.Paulo que não havia sido convidado para depor. Ao jornal, a equipe do conselho disse ter enviado um convite ao deputado por e-mail.

"O depoimento do Alex de Madureira é chave determinante no processo do assédio cometido contra mim contra o Fernando Cury, mas Alex nunca deu publicamente sua versão sobre a conversa que ambos tiveram minutos antes do ocorrido. Ele inclusive faltou deliberadamente à reunião do Conselho de Ética onde deveria prestar depoimento", diz a deputada Isa Penna em nota enviada ao UOL.

O que Alex de Madureira tem a esconder? Por que todo esse comprometimento em proteger um homem que assediou flagrantemente uma deputada eleita em plena Assembleia Legislativa?"
Deputada estadual Isa Penna (PCdoB) em nota

O deputado Alex de Madureira não retornou ao questionamento do UOL sobre o episódio.

Integrantes do conselho

A representação contra Olim foi derrubada por 6 votos a 4. Um dos votos contra levar a denúncia adiante foi justamente de Alex de Madureira. Isa Penna pediu a nulidade da sessão por quebra de decoro parlamentar

Penna ingressou ainda com uma notícia-crime contra Delegado Olim, que também é membro do Conselho de Ética.

Enquanto integrante do comitê, Olim foi um dos responsáveis por julgar o pedido de cassação de Cury após o episódio de assédio.

Cury foi afastado por seis meses, mas sem perder o mandato. O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) aceitou uma denúncia contra ele por importunação sexual.