Topo

Esse conteúdo é antigo

Em live, Bolsonaro diz que conhece 'muito bem' dois empresários alvos da PF

Beatriz Gomes e Rebecca Vettore

Do UOL, em São Paulo e colaboração para o UOL, em São Paulo

25/08/2022 19h49Atualizada em 25/08/2022 22h17

Em sua tradicional live semanal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou conhecer "muito bem" dois alvos da operação da PF (Polícia Federal) realizada na última terça-feira (23) que cumpriu mandados de busca e apreensão contra oito empresários bolsonaristas. A ação foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes.

O presidente disse esperar que Moraes "apresente fundamentação dessa operação o mais rápido possível" já que também houve determinação da quebra dos sigilos bancários e telemáticos dos oito alvos, além do bloqueio de contas em redes sociais.

Desses oito [empresários alvos da operação], dois eu conheço muito bem, trocam informações do zap comigo e realmente eu quero entender o que está acontecendo, que ninguém sabe. Fiz uma nota agora pouco nas minhas mídias sociais falando exatamente o que está atingindo essa parte da sociedade, que no meu entender não falta mais nada para que, realmente possamos a ter um problema grave no Brasil provado por uma pessoa. Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante sua live semanal

Ontem, o presidente já havia dito ter contato próximo com dois alvos da operação, sendo eles: Luciano Hang, dono das lojas Havan, e Meyer Nigri, da Tecnisa, empresa do mercado imobiliário brasileiro.

Mudança no horário da live. Nesta quinta, o horário do início da live foi alterado das 19h para às 19h30. Bolsonaro chegou a fazer o anúncio da mudança no Twitter. Ele alegou atraso na cerimônia de posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura na presidência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) na qual estave presente.

Whey Protein. Hoje, o chefe do Executivo voltou a falar que reduziu o imposto sobre a whey protein, suplemento à base de soro do leite usado por atletas e entusiastas de academia. O anúncio foi realizado na live da última semana e o presidente foi criticado pela redução do imposto no produto. "Pobre não come whey protein", criticou um internauta.

"Nós temos uma política de redução de impostos desde 2019, não é de agora. Na semana passada, reduzimos imposto de vários produtos, entre eles o Whey Protein, suplementos em geral, e aí veio a imprensa, parte da imprensa dizendo 'com o imposto zerado por Bolsonaro, Whey Protein pode trazer riscos à saúde'. Ou seja, com imposto não traz risco à saúde, sem imposto traz risco à saúde, é o fim da picada", atacou.

Entrevista amanhã. O candidato à reeleição também anunciou que amanhã será entrevistado pelo médico e fisiculturista Paulo Muzy, às 16h, em São Paulo, no podcast Ironberg, para falar sobre a redução do imposto dos itens, como Whey, e conversar "com o pessoal aí que frequenta academia".

Na ocasiã o, Bolsonaro também será entrevistado por Renato Cariani, também membro do podcast voltado a atletas de fisiculturismo. Ontem, Cariani afirmou que perdeu cerca de 25 mil seguidores nas redes sociais após anunciar que receberia Bolsonaro no podcast. Segundo ele, a ideia não é oferecer uma plataforma eleitoral para o mandatário.

Bolsonaro também deve participar do programa Pânico, da rádio Jovem Pan.

Bolsonaro divulga candidatos. O chefe do Executivo também aproveitou a live para divulgar números de urnas de candidatos apoiados por ele e fazer campanha para os nomes que disputam o Senado da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas e Goiás. Ele também citou o nome do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), que concorre ao governo de São Paulo. Nesse momento, ele contou com a participação do ex-ministro João Roma e atual candidato ao governo da Bahia pelo PL. Os dois ficaram em uma espécie de jogral, Bolsonaro perguntando e Roma respondendo sobre candidatos.

  • Bolsonaro: "Nossa candidata ao Senado da Bahia?"
  • Roma: "Doutora Raissa 222"
  • Bolsonaro: "E quem é nosso governador em São Paulo?"
  • Roma: "Tarcizão número 10"
  • Bolsonaro: "E o nosso senador em São Paulo?"
  • Roma: "Astronauta 222"
  • Bolsonaro: "E no Rio Grande do Sul, quem é nosso candidato ao senado?"
  • Roma: "Mourão"

Na semana passada, o PDT entrou com ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a cassação da chapa de Bolsonaro justamente por esse apoio a candidatos durante a live.

Entrevista de Lula. Apesar de não ter citado nominalmente a entrevista que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também disputa o Palácio do Planalto, ao Jornal Nacional, da TV Globo, na noite desta quinta-feira, o presidente disparou a seguinte frase ao final da live:

Já bota aí naquele canal. Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante sua live semanal

Bolsonaro deu entrevista para a emissora na segunda-feira (22). Confira aqui a íntegra da entrevista à emissora.