Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula posta foto de fotógrafo não oficial e internet brinca: 'Deu folga?'

Lula e Alckmin comemoram vitória do Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo - Reprodução/Twitter
Lula e Alckmin comemoram vitória do Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 17h30Atualizada em 28/11/2022 17h48

Internautas estão brincando nas redes sociais após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicar uma fotografia hoje ao lado do vice, Geraldo Alckmin (PSB), que não foi tirada por Ricardo Stuckert, seu fotógrafo oficial.

O petista comemorou a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo contra a Suíça. "Sexta tem mais! Vai Brasil!", escreveu. Ambos vestiram camisas da seleção, a de Lula com o número 13, em referência ao seu partido. O vice também publicou a foto e disse: "Vamos às oitavas!".

O petista e seu vice creditaram as imagens publicadas em seus perfis a outro fotógrafo: "[Emoji de câmera fotográfica] Cláudio Kbene".

É claro que os internautas não deixaram passar o detalhe do novo crédito da foto do presidente eleito. Stuckert, que também trabalhou com o petista durante todo o período eleitoral, havia fotografado Lula e sua esposa, a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, na residência do casal após o primeiro jogo do Brasil.

Na ocasião, na última quinta-feira (24), o Brasil venceu a Sérvia com dois gols do atacante Richarlison. Os internautas também brincaram e pediram uma "folga" para o fotógrafo — que também fez um vídeo do petista na data.

Confira a reação dos internautas com a publicação de hoje:

Quem é Ricardo Stuckert?

Ricardo Stuckert, 52, é o fotógrafo oficial de Lula desde 2003, quando o petista foi presidente pela primeira vez. Brasiliense, canhoto e sempre de barba, Stuckert é o terceiro fotógrafo da família a acompanhar chefes de Estado.

O pai, Roberto Stuckert — morto no ano passado ao 78 anos —, acompanhava o general João Batista Figueiredo, o último presidente do Regime Militar. O irmão mais velho, Roberto Stuckert Filho, foi o fotógrafo de Dilma Rousseff (PT).

"Meu pai foi fotógrafo do último presidente militar; eu, do primeiro presidente operário; meu irmão, da primeira presidenta. São três momentos-chave da história do Brasil", afirmou Stuckert ao UOL no ano passado. "Meu pai é o Stuckão, eu sou o Stuckinha."

Ricardo Stuckert - Diego Bresani/UOL - Diego Bresani/UOL
Ricardo Stuckert
Imagem: Diego Bresani/UOL

Os Stuckerts contam quatro gerações de fotógrafos. Entre vivos e mortos, são mais de 33 profissionais na família, desde os tempos do bisavô, um viajante alemão-suíço de Lausanne que desembarcou na Paraíba na década de 1930 com cartas náuticas e câmeras fotográficas na bagagem.

Na reportagem especial do UOL, Stuckert é descrito como alguém que "anda pra lá e pra cá com três smartphones no bolso, uma máquina fotográfica a postos na mão direita e uma filmadora na mão esquerda".

'Você faz fotografia ou ideologia?', você pode me perguntar. Eu faço fotografia, mas minhas ideias estão ali, minha visão de mundo está ali. As fotos devem falar por si."
Ricardo Stuckert, fotógrafo

Mundo afora. Entre 2003 e 2011, o fotógrafo acompanhou o presidente em suas mais de 50 viagens pelo mundo. Depois do governo, a parceria se manteve: passou pelo impeachment de Dilma, pela prisão de Lula, Lula livre e, hoje, pela terceira candidatura presidencial do petista no século.

Stuckert se manteve leal durante os 580 dias em que o ex-presidente ficou preso na sede da Polícia Federal em Curitiba e esteve presente quando o petista deixou a cela em novembro de 2019.

Até hoje é ele quem grava as lives de Lula e registra os encontros que vez e outra viralizam na internet, como uma foto do ano passado do ex-presidente de sunga com a então namorada e hoje esposa, a Janja.

Clique viralizou nas redes sociais após Lula aparecer de sunga com Janja no ano passado - Reprodução/Twitter/@JanjaLula - Reprodução/Twitter/@JanjaLula
Clique viralizou nas redes sociais após Lula aparecer de sunga com a entãonamorada, Janja, no ano passado
Imagem: Reprodução/Twitter/@JanjaLula