Réplica da Constituição Federal roubada durante atos golpistas volta ao STF
O ministro da Justiça, Flávio Dino, levou pessoalmente a réplica e entregou o exemplar às ministras da STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber e Cármen Lúcia.
Segundo Dino, o encontro com a ministra teve como objetivo passar duas mensagens: de que "ninguém rouba a democracia" e de busca de "ampla união nacional".
Conforme uma apuração do UOL Confere, a versão da Constituição não é original, mas sim uma réplica.
A versão original da carta magna está guardada em um museu da Suprema Corte. Uma outra versão original da Constituição está no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
Nas imagens que viralizaram após o quebra-quebra em Brasília, um homem envolto em uma bandeira do Brasil exibe a réplica da Constituição, que estava na sede do STF. O bolsonarista aparece segurando o livro em cima da escultura 'A Justiça' do artista mineiro Alfredo Ceschiatti.
A escultura, que possui cerca de três metros de altura e retrata uma Têmis sentada, foi pichada com a frase "perdeu, mané", em referência à declaração do ministro Luís Roberto Barroso ao ser importunado por um golpista durante viagem a Nova York, nos Estados Unidos, em novembro de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.