Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Maierovitch: Há fortes indícios de que Torres 'abriu as portas' do Planalto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/01/2023 09h54

O ex-ministro Anderson Torres foi preso pela Polícia Federal ao desembarcar no aeroporto de Brasília no sábado. O governo federal vê sinais de negligência no comando da segurança pública na capital federal, com omissão na contenção dos atos terroristas ocorridos em 8 de janeiro.

Em participação no UOL News - Manhã, o colunista Wálter Maierovitch disse ser 'evidente' o envolvimento do ex-secretário de Segurança do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro com os atos golpistas.

Quando assumiu, o ex-ministro dispensou os gestores do plano [de segurança em Brasília]. Taí um indicativo forte da participação dele nesse plano de arrombar as portas e deixar a chave na fechadura para que esses terroristas entrassem. Wálter Maierovitch, colunista do UOL.

Lula demora para soltar o 'rapa dos sigilos' no Bolsonaro, analisa Josias

O governo Jair Bolsonaro (PL) impôs 1.108 sigilos de cem anos, de acordo com levantamento realizado pela ONG Transparência Brasil repassado com exclusividade ao UOL. Dos 1.379 sigilos decretados entre 2015 e 2022 pelo governo federal, 80% foram impostos durante a gestão de Bolsonaro. O colunista Josias de Souza cobrou maior rapidez do governo Lula (PT) para quebrar os sigilos impostos por Bolsonaro.

Bolsonaro encontrou uma saída cômoda para fugir do 'rapa' ao esconder seus contrabandos embaixo do tapetão do sigilo dos cem anos. Esse levantamento da Transparência Brasil confirma a percepção de que o Bolsonaro transformou a exceção do sigilo em uma regra que avilta o direito do cidadão à informação. O Lula está demorando para soltar o 'rapa' em cima do Bolsonaro. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias: Lula erra ao negligenciar ida a Davos e estimula maledicência

Josias também criticou a ausência do presidente Lula no Fórum Econômico Mundial de Davos, que começa nesta segunda. Na visão do colunista, embora o país esteja bem representado pelos ministros Fernando Haddad e Marina Silva, o mandatário desperdiça uma importante vitrine ao 'agir com descaso' com o evento.

Não estamos mal representados, mas o Lula errou ao negligenciar o Fórum Econômico Mundial. Seria uma oportunidade fabulosa para ele expor um plano estruturado, capaz de convencer o mundo de que aplicar no Brasil voltará a ser um bom negócio durante o seu mandato. Mas ele preferiu desperdiçar uma vitrine portentosa. Josias de Souza, colunista do UOL.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: