Advogado de Ibaneis: Governador não é onisciente; houve sabotagem em 8/1
Alberto Toron afirmou que o governador afastado não foi conivente com atos golpistas no dia 8 de janeiro.
Não é o fato de a pessoa ser governador que automaticamente a coloca como alguém onisciente das coisas. Houve claramente um processo de sabotagem. Não digo isso apenas por conta de alguns policiais confraternizando, mas é preciso lembrar que faltou efetivo. Não é o governador que cuida de botar 300 ou mil policiais na rua, esse é um problema da secretaria de segurança pública. Alberto Toron, advogado de Ibaneis Rocha (MDB)
O advogado —que participou da edição das 18h de hoje do UOL News— ainda disse que o governador tem outras atribuições, como cuidar da educação e saúde. E que os responsáveis pelos protocolos de segurança são os coronéis e o chefe da PM (Polícia Militar).
Portas abertas. Ainda durante o UOL News, Toron relembrou a fala do presidente Lula (PT) de que os portões do Palácio do Planalto não foram arrombados e destacou a ausência do batalhão de guardas no dia 8 de janeiro.
Sakamoto: Numa democracia funcional, militares dariam justificativas agora em vez de demandas
Para o colunista do UOL Leonardo Sakamoto, as Forças Armadas precisam apresentar provas e evidências de que não houve participação ou anuência nos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Hoje, o ministro da Defesa, José Múcio, disse, após reunião com o presidente Lula e os comandantes das Forças Armadas que as corporações não tiveram envolvimento direto com os atos golpistas.
"No momento em que estamos, se a gente vivesse em uma democracia funcional e plena, as Forças Armadas não teriam que fazer demandas, elas só dariam justificativas. As Forças Armadas precisam se justificar e muito. Não adianta o ministro José Múcio garantir que as Forças Armadas não tiveram envolvimento [com os atos golpistas], é preciso provas e evidências", disse Sakamoto durante participação no UOL News.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.