SC: Lula diz que assassino veio de planeta do ódio e faz minuto de silêncio
O presidente Lula (PT) lamentou hoje assassinato de crianças em uma creche em Santa Catarina. Durante uma cerimônia com ministros no Palácio do Planalto, ele pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.
O que Lula disse
Enojado. "Hoje é um dia que deixa todos nós, seres humanos, enojados com o que uma figura que parece ser humano porque tem cabeça, braços, tem pernas, olhos, mas que cometeu uma monstruosidade que penso que todos nós que somos pais, avós, mães, tios, jamais imaginávamos que pudesse acontecer."
Planeta do ódio. "Essa figura humana, que não tem nada de humano, que deve ter vindo de outro planeta, um planeta do ódio, esse cidadão teve a pachorra de matar quatro crianças com machadada numa creche e ferir três."
Minuto de silêncio. "Não tem palavra para consolar a família. Quem já perdeu parente sabe que não existe palavra. Mas eu acho que era importante um gesto nosso. De pé, para fazer um minuto de silêncio em homenagem aos familiares dessas crianças que foram vítimas dessa barbaridade."
Além de Lula, participaram do evento ministros de estado e governadores para a assinatura do novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Mais cedo, em publicação nas redes sociais, o presidente já havia lamentado o ataque e definido o episódio como "monstruosidade".
Grupo de trabalho
Nesta tarde, o presidente determinou a criação de um grupo de trabalho interministerial para prevenir violência e debater "cultura da paz" nas escolas. O grupo será formado por quatro ministérios:
- Direitos Humanos (Silvio Almeida)
- Educação (Camilo Santana)
- Justiça e Segurança Pública (Flávio Dino)
- Secretaria-Geral da Presidência (Márcio Macêdo)
O que aconteceu:
Ataque. Um homem de 25 anos matou quatro crianças e feriu outras cinco hoje de manhã após invadir uma creche em Blumenau (SC) com uma machadinha;
Após cometer o crime, o agressor se apresentou à Polícia Militar e foi preso. O caso ocorreu no Cantinho Bom Pastor, uma creche privada localizada no bairro Velha, que abrigava 40 crianças no momento do ataque;
As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, segundo a Polícia Civil: dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7. O agressor pulou o muro e atacou as crianças com golpes na cabeça, afirmou o Corpo de Bombeiros;
O autor do ataque sofreu um surto psicótico, de acordo com a polícia, e não tinha ligações com a creche. Ele tinha passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.