Topo

Com 8 dias de governo, Dias era general sem tropa no GSI, diz Omar Aziz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2023 18h52Atualizada em 20/04/2023 20h38

O agora ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Gonçalves Dias era um general sem tropas, já que tinha apenas oito dias de governo, disse o senador Omar Aziz (PSD-AM) no UOL News. Vídeo divulgado ontem mostrou Dias dentro do Palácio do Planalto em meio aos atos golpistas de 8 de janeiro.

O G [Gonçalves] Dias, com 8 dias de trabalho, é um general sem tropa. Sabe aquele general que não tem tropa? Até o segundo homem dele era bolsonarista."

O senador também citou a quantidade de funcionários do GSI para defender o general.

O G [Gonçalves} Dias estava feito barata tonta naquele negócio, um general sem comando que não teve tempo, em 8 dias, de mudar. Sabe quantos homens tem no GSI no Palácio do Planalto? 800 homens. Sabe quantos tinham trabalhando no dia da tentativa de golpe? 80, 10% da tropa."

Aziz: CPMI do 8/1 não irá prejudicar governo; postura de Lira e Pacheco será fundamental

Omar Aziz também afirmou que a CPMI que deve ser instaurada para apurar as responsabilidades dos atos golpistas de 8 de janeiro não irá prejudicar o governo.

Não vai trazer estrago para o governo, vai acirrar a relação dentro do Congresso. Mas a postura do presidente Arthur Lira e do presidente [Rodrigo] Pacheco vai fazer com que se haja o arcabouço fiscal e outras leis, emendas constitucionais que temos que aprovar."

Questionado se a CPMI pode travar algumas das pautas importantes para o país que precisam ser discutidas, o senador negou.

Não creio que atravanque [as pautas]. Porque tanto o presidente do Senado como da Câmara e a grande maioria dos parlamentares sabem das necessidades das reformas e das leis que temos que votar, não tenha dúvida."

CPMI não vai encobrir o óbvio: em 8 de janeiro, o governo foi a vítima, diz Chico Alves

O colunista do UOL Chico Alves também comentou a respeito da CPMI que deve ser instaurada. Segundo ele, apesar do que tem dito a oposição, nenhuma CPMI vai encobrir que o governo foi vítima no dia 8 de janeiro.

Qual a lógica? Não tem lógica nenhuma nisso, o governo ser culpado por auto fingir um ataque, não tem a mínima lógica. É uma confusão mental tão grande e esses bolsonaristas são tão barulhentos que acaba envolvendo a sociedade inteira."

Chico ainda afirmou que o governo deveria ter apoiado antes a abertura da CPMI para conseguir determinar os culpados pelos atos golpistas.

De alguma forma envolveu até o governo, que ficou tentando evitar uma CPMI que já devia ter sido aceita pelo governo, até para botar na sala de depoimento os financiadores desse golpe, esses golpistas que estavam acampados e as autoridades que permitiram isso."

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: