Topo

Alckmin defende saída de ex-GSI: "fez o correto que foi pedir demissão"

Alckmin chega ao Palácio do Planalto junto com netos e comenta que saída de Gonçalves Dias foi correta - Felipe Pereira/UOL
Alckmin chega ao Palácio do Planalto junto com netos e comenta que saída de Gonçalves Dias foi correta Imagem: Felipe Pereira/UOL

Do UOL, em Brasília

22/04/2023 13h09

O presidente em exercício falou sobre a demissão do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general Gonçalves Dias, como consequência de sua falta de ação durante os atos de 8 de janeiro. Ele também comentou o depoimento de Dias à Polícia Federal ontem e ressaltou que ele estava com problemas de controle da tropa durante a invasão de golpistas ao Palácio do Planalto.

Eu acho que o G Dias fez o correto que foi pedir demissão. Ele explicou que naquele momento estava com dificuldades de comando.
Alckmin

O que aconteceu

Alckmin fez as declarações ao chegar no Palácio do Planalto na manhã deste sábado. Ele levou os netos para conhecer o local.

Gonçalves Dias se tornou o primeiro ministro de Lula a cair. Em imagens, ele aparece inoperante durante a invasão ao Planalto em 8 de janeiro. As imagens dele apenas observando os golpistas foram veiculadas na quarta-feira (19) pela CNN e o general pediu demissão ao longo do dia.

O general falou que não agiu porque estava fazendo gerenciamento de crise. Ele deu depoimento ontem, 21, na Polícia Federal. Ele argumentou que não tinha condições de, sozinho, efetuar a prisão dos invasores e declarou que houve um apagão no sistema de inteligência.