Aziz critica envio de MPs no último minuto: "Câmara tira direito do Senado"
Em entrevista ao UOL News, o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou a prática da Câmara de enviar medidas provisórias ao Senado com tempo curto para análise, como no caso da MP de reestruturação dos ministérios.
Essa é uma questão que o Senado, desde que estou aqui há oito anos, vem questionando esse tipo de relação. Não é de hoje que o Senado recebe uma medida provisória que vai caducar em horas e somos obrigados a aceitar aquilo que vem sem nenhum tipo de discussão dos senadores para não fazer um mal maior ao país. Omar Aziz, senador (PSD-AM)
Aziz acrescentou que a MP dos ministérios "passará tranquilamente" no Senado. Ao ser questionado sobre o esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, o parlamentar criticou a criação de "ministérios sem proposta", que deixam os senadores "incomodados".
Tenho um respeito muito grande pelos ministros do presidente Lula. Agora, alguns ministérios não têm proposta. São fiscais, somente. Isso nos deixa muito incomodados. (...) Não acho certo esvaziar ministério, mas ele também tem que trazer propostas. Não pode ser só fiscal da natureza. Omar Aziz, senador (PSD-AM)
Aziz: Marco Temporal não passa no Senado, mas governo tem que discutir demarcações
Na visão de Aziz, o Senado deve rejeitar o projeto de lei do Marco Temporal, aprovado pela Câmara. O senador, porém, fez uma ressalva e destacou a necessidade de o governo discutir a demarcação de territórios indígenas com a população local.
Pelo que sinto, o Marco Temporal não passa no Senado. Até as pessoas mais conservadoras, que têm interesse em explorar... O que também não dá para aceitar é que o governo fique fazendo demarcação indígena sem discutir com as populações tradicionais da região. Isso também incomoda muito. Omar Aziz, senador (PSD-AM)
'Não tenho nada contra Zanin; vou votar a favor se for indicado', diz Omar Aziz
Ao abordar a discussão em torno da escolha de Lula para os novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Aziz disse não ver objeções ao nome de Cristiano Zanin, alvo de grande discussão por sua proximidade com o petista. O senador adiantou que votará a favor dele caso o presidente confirme a indicação.
Vamos analisar o nome de Zanin como o de qualquer outro que o presidente encaminhar ao Senado. Tenho muito respeito por Zanin. Se tiver que votar a favor dele, com certeza votarei. Não tenho absolutamente nada contra ele. Omar Aziz, senador (PSD-AM)
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.